sábado, 10 de julho de 2010

Mais de duas horas diárias em frente à TV podem causar problemas de atenção


Um estudo realizado por psicólogos do Laboratório de Pesquisa de Mídia, da Universidade de Iowa e publicado na revista Pediatrics revela que crianças que passam mais de duas horas (limite recomendado pela Academia Americana de Pediatria) em frente à TV, jogando videogame ou zapeando entre os canais, podem ter mais dificuldades de concentração.

A pesquisa, que é a primeira a acompanhar como o videogame pode afetar a capacidade de concentração infantil ao longo do tempo, analisou mais de 1.300 crianças em idade escolar, que, com a ajuda dos pais, registraram as horas que passavam envolvidas com a TV e o videogame durante um ano.

O estudo concluiu que as crianças que passavam mais de duas horas nessas atividades tinham 67% mais chances de ultrapassar o nível médio de deficit de atenção.

A pesquisa analisou ainda estudantes universitários por meio de questionários destinados a revelar o transtorno, e mostrou que os que ultrapassavam o limite de tempo tinham duas vezes mais chances de ter problemas de concentração.

De acordo com o estudo, entre 3% e 7% das crianças em idade escolar sofrem do problema grave de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), mas embora os jovens que passam muitas horas em frente à tv tenham mais chances de desenvolver o problema, nenhum foi diagnosticado com a doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário