sábado, 24 de julho de 2010

Internet oferece ferramentas para marqueteiros explorarem imagem dos candidatos

Chocolate da Bahia e o filho Tiago. "Com a pirataria, compositor não vive mais de direito autoral"


Outdoors, santinhos, faixas, bandeiras e carros plotados. Para as eleições deste ano, os marqueteiros precisaram ir mais além e, na internet, exploram a imagem do candidato nas mais diversas peças de campanha. Já é possível, além de baixar o jingle, fazer o download de adesivos, panfletos personalizados para cada cidade e até de avatars para redes sociais. De acordo com o coordenador do curso de Comunicação e Marketing da Universidade Salvador (Unifacs), Mateus Freire, a eficácia de cada peça depende do cargo e do candidato. “No interior, o carro de som com os jingles ainda fazem mais efeito. Em Salvador, as campanhas mais fortes são veiculadas na televisão e no rádio, que estão cada vez mais elaboradas”, avalia. Para Freire, a adesão dos políticos à internet se dá, principalmente, à vitoriosa campanha de Barack Obama, em 2008, mas poucos são os que realmente sabem aproveitar as novas ferramentas. “Da mesma forma que há o boom, só permanece na internet quem tem competência. O difícil é gerenciar o conteúdo e o leitor percebe. Não adianta fazer um Twitter que seja alimentado por assessores. Os leitores querem ter a proximidade real que a internet proporciona”, pondera. Construção visual - Sidônio Palmeira, marqueteiro de Jaques Wagner, explica que o forró “Wagner 13” ainda não é a música oficial da campanha, que deve ser lançada junto com a propaganda eleitoral televisiva, em agosto. No entanto, a estratégia de todas as peças é única — fazer alusão à continuidade do programa do Governo Lula. “O intuito é afirmar a imagem de Jaques Wagner e demonstrar que a Bahia faz parte do mesmo projeto do Brasil. E o 'galego' do jingle é porque Lula o chama assim”, justifica. Marqueteiro de Geddel Vieira Lima, Maurício Carvalho explica que o slogan, “Pra Chegar e Resolver” vem de pesquisas qualitativas. “As pessoas que conhecem Geddel o classificam como um homem resolutivo, e é esta a maneira que ele gosta de ser visto. As peças da campanha, com as setas, que se assemelham ao comando 'avançar' do controle remoto, demonstram isso”, explica. Assessor da campanha de Paulo Souto (DEM), João Paulo diz que a imagem do candidato já é muito forte, mas que, neste ano, seu lado humano será reforçado. “Vamos mostrar Souto em contato com as pessoas, conversando com elas. Para a programação visual, foi pensado nas cores vermelho e azul, que remetem à Bahia; e verde e amarelo do Brasil”, acrescenta. Fonte: http://www.atarde.com.br/eleicoes2010/noticias/noticia.jsf?id=5034328

Um comentário:

  1. Cassio Almeida Reisdomingo, julho 25, 2010

    Eu li no jornal A Tarde que a campanha de Geddel é a melhor! Eu também acho! Ele tem visitado as cidades do interior e feito caminhadas pelos bairros de Salvador! Na internet, ele tem Orkut, site e twitter! No twiiter ele mesmo conversa com os eleitores! Acho muito legal esse tipo de contato com as pessoas, demonstra que o candidato é moderno e está antenado as novas tecnologias. Isso é muito importante!

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