domingo, 11 de julho de 2010

Bahia tem mais de 4 mil vagas para estágio

Vanessa Alonso l A TARDE

Haroldo Abrantes/Agência A TARDE
A estudante de ciências contábeis Naiara Souza (dir.) começou a estagiar este mês no setor finaceiro
A estudante de ciências contábeis Naiara Souza (dir.) começou a estagiar este mês no setor finaceiro

Estudantes interessados em começar o segundo semestre com o pé direito já podem preparar o currículo. Mais de 4 mil vagas de estágio serão abertas na Bahia até o final de agosto. Muitas empresas aproveitam esta época do ano para selecionar trainees. Vagas deste tipo são voltadas para recém-formados ou estudantes que estão na reta final da graduação. Treze instituições que estão com inscrições abertas pretendem preencher quase 250 vagas.

“Todo início de semestre é um bom período para encontrar estágios, pois há um volume ainda maior de vagas, por conta das empresas estarem encerrando muitos ciclos de contratos. Há um aumento de 20% a 30% na quantidade de ofertas de vagas”, estima a gerente de estágio supervisionado do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Edineide Lima, que pretende alocar até o fim deste ano 30 mil estudantes em oportunidades de estágio no Estado da Bahia.

No caso dos trainees, a disponibilidade do candidato para residir em outro Estado ou cidade é uma condição que amplia o leque de oportunidades. A remuneração inicial oferecida por empresas que investem na descoberta de novos talentos varia de R$ 3,5 mil a R$ 4,5 mil. Segundo o presidente da Dreves & Associados, cerca de 80% das vagas de trainee ficam reservadas para o segundo semestre. “É uma oferta sazonal, existem programas no primeiro semestre, mas são poucos”, garante Ricardo Dreves.

Experiência - Ao contrário dos trainees, as vagas de estágio não podem exigir comprovação de experiência. No entanto, a estudante do sétimo semestre de ciências contábeis Naiara da Silva Souza, 23, acredita que uma temporada passada no setor financeiro de outra empresa serviu como diferencial na disputa por uma oportunidade oferecida por um hotel em Salvador.

“A oferta de vagas para o curso é boa. Como eu já tinha experiência foi mais fácil. Isso foi muito importante”, afirma a estudante, que começou o novo estágio no início deste mês.

Quem ainda não teve oportunidade de estagiar não precisa se preocupar na hora de ir em busca de uma chance de estágio. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior, outros aspectos também são considerados.

Ele observa que o aluno que pratica esportes em grupo demonstra que sabe se relacionar com os colegas, assim como quem faz trabalhos voluntários explicita comprometimento com a comunidade. “As empresas se preocupam mais com as atividades curriculares do que com experiência anterior”, garante.

Seleções para trainee

Oi Cerca de 70 vagas (clique aqui para acessar)

Grupo Abril 15 vagas (clique aqui para acessar)

P&G 25 vagas (clique aqui para acessar )

CPM Braxis 50 vagas (clique aqui para acessar)

AES 24 vagas (clique aqui para acessar )

Grupo Libra 20 vagas (clique aqui para acessar)

Vagas de estágio

Ciee (clique aqui para acessar)

Fieb (clique aqui para acessar)

Cide Estágio (clique aqui para acessar)

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 11, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário