sábado, 19 de junho de 2010

Protótipo usa energia solar para purificar água



Com uso de um equipamento simples e que dispensa grandes instalações, o Solar Water Purifier filtra água em apenas dois estágios

O novo conceito de purificador de água criado pelo designer industrial Cole Dobson sugere uma proposta que pode ser usada mesmo em regiões com pouco acesso a tecnologias. O Solar Water Purifier, ou Purificador de Água Solar, em tradução livre, executa exatamente o que o nome propõe: filtragem de água por meio de um sistema simples baseado em energia solar.

Seu funcionamento acontece em dois estágios. O primeiro prevê que o usuário coloque a água em uma bandeja e espere que seja aquecida, evaporada e, posteriormente, condensada. Todo o vapor deve ficar concentrado no topo do purificador, para entrar no segundo compartimento. Depois do condensamento total, o usuário deve retirar a primeira bandeja e permitir que os raios ultravioleta façam a purificação.

De acordo com estimativas das Nações Unidas,cerca de 1,8 milhão de pessoas morrem todos os anos por consequência da ingestão de água em condições impróprias. Caso o projeto de Dobson entre em linha de produção, a popularização dos purificadores pode aumentar, já que o novo conceito não usa tecnologias caras e deve ter baixo custo para o consumidor final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário