domingo, 30 de maio de 2010

Morte do delegado vai virar símbolo


O governador Jaques Wagner (PT) e seus aliados apressaram-se a condenar os representantes da oposição que atribuíram à fragilidade do sistema de segurança pública da Bahia a trágica morte do delegado Clayton Leão, de Camaçari, acusando-os de querer tirar proveito político do assassinato. Como estratégia, estão certos o governador, deputados e lideranças que saíram na defesa do governo, porque é muito ruim, para os seus planos eleitorais, que um fato desta natureza entre na pauta da campanha.

Realmente, num Estado onde os níveis de violência já integram os discursos desde o ano passado e, por isto mesmo, já estavam escalados como estrelas da campanha, especialmente para o período do horário eleitoral gratuito, o assassinato do delegado de um município do porte de Camaçari, e ainda mais da forma como aconteceu, com direito a gravação e reprodução do desespero dos últimos momentos, cai como uma bomba no colo do candidato à reeleição.

É claro que não se pode deixar de lado a tragédia e o sofrimento da família do delegado, morto com apenas 33 anos e uma carreira que se anunciava como muito promissora. Mas também é claro, e até natural, que os adversários da administração estadual usem esta tragédia como um exemplo dos problemas que o governador enfrenta na área de segurança, setor que ainda não conseguiu dar um mínimo de tranquilidade à sociedade baiana.

Não se trata de classificar os oposicionistas de “abutres” como apressou-se a dizer o deputado federal Walter Pinheiro, ansioso por ver garantida sua vaga na disputa para o Senado. Até porque, por mais que alguns possam ficar chocados, a morte do delegado Clayton transformou-se num símbolo, que será utilizado à larga durante a campanha eleitoral – na qual todos os candidatos já estão empenhados, embora a lei diga que é apenas uma “pré-campanha”.

E, para os que têm memória, não será difícil encontrar momentos, em campanhas anteriores, nos quais os petistas, entre os quais estão o governador, deputado Pinheiro e outros, exploraram fatos negativos e tragédias para atacar políticas e os administradores da época. Infelizmente, em nosso País, as campanhas eleitorais são assim, têm este ritmo e seguem a linha de que quanto mais se puder desancar o adversário, melhor.

Não sei se responsabilizar o governo por tragédias como esta de Camaçari dá votos ou não, mas, com certeza, provoca desgastes na imagem daqueles que estão no poder e é isto que a oposição busca.

Fonte: http://politicaecidadania.atarde.com.br/?p=5831

Um comentário:

  1. edu o prblema nao esta so na morte desse delegado a violencia dominou o nosso Estado há mais ou menos 05 meses foi o delegado de Ipiau, será que ficará só nesses ou quem ou quais serao os proximo ou proximos

    ResponderExcluir