sexta-feira, 30 de abril de 2010

TODO DIA ELES FAZEM TUDO SEMPRE IGUAL



Foi na pequena cidade de Inhambupe, interior da Bahia, que o fato se deu. E se deu nos anos 50. E quem me contou foi o psiquiatra, barman e amigo Tenório de Oliveira Lima, aquele que "tenoriza".
Seu Constâncio era funcionário público na época em que funcionário público era uma coisa muito séria. Era de carreira e não de carreirinha. Era letra ó, como na música. Terno e borboleta.
Gravatinha-borboleta, suspensório. Homem de bem, digno, antigetulista, UDN ferrenho. Casado. Tudo certo. Seu Constâncio era o coletor de impostos da cidade. Beirava os 50.
Todo dia ele fazia tudo sempre igual. Chegava diante do portão de ferro da Coletoria Federal, abria os vários cadeados, ainda eram 7 da manhã. Sentava-se e lia o jornal.
Oito da manhã, abria a mercearia na frente. Bem na frente da coletoria. Mercearia do interior, secos e molhados. Molhados, é o que interessa. Seu Constâncio dava um trato na borboleta e, impávido colosso, atravessava a rua. Guapo, impoluto. Figura de escol.
O dono da mercearia já conhecia o seu Constâncio. Disfarçadamente passava o copinho de cachaça para ele, que virava num só gole e descia gostoso como só os primeiros descem. Principalmente às 8 da manhã. E, se algum conhecido - e todo mundo se conhecia na cidadezinha - entrasse naquele momento no estabelecimento, veria o seu Constâncio não a beber, mas a olhar umas cordas penduradas, disfarçando seu vício maldito e matinal.
- Muito boas, essas cordas! Belas cordas!
E voltava para o coletoria, seus carimbos, seus carbonos e seus mata-borrões. E despachava.
Quem passasse por ali às 9 em ponto poderia ver uma nova travessia. Seu Constâncio ia, de novo, conferir aquelas excelentes cordas. Trago.
- Muito boas, essas cordas! Excelentes!
E assim era às 10, às 11 e ao meio-dia quando ele já saía de lá completamente bêbado e sempre fazendo o mesmo discurso, tecendo a mesma ladainha:
- O que é que estão olhando? Bebo! Bebo, sim! Sou um homem honrado, digno, pago os meus impostos em dia e bebo! Bebo e ninguém tem nada a ver com isso.
Havia anos que o discurso era o mesmo. Assim como a platéia que sabia que, todo dia, cinco minutos depois do meio-dia, ele caía antes da esquina. Todo mundo sabia que o seu Constâncio bebia toda manhã. Bebia, mas com dignidade. O seu Constâncio era a UDN de porre no interior da Bahia.
Esse caso me lembra o Fernando Henrique, que todo dia vende os bancos para o exterior. Passe pela Avenida Paulista. Estão lá: Santander, Viscaya, Boston, City, HSBC, Tokio. Antigamente, diziam que todo o dinheiro do Brasil passava pela avenida. É, parece que passaram mesmo.
E foram para bem longe.
Esse caso que lembra o bom Lula (o Rui Barbosa do fim do século) que se aliou ao Brizola e todo mundo sabe que só houve a redentora de 64 porque o Jango era cunhado do Brizola.
Esse caso me lembra o Maluf que fez e todo dia faz tudo igual. Me lembra o Oscar - também conhecido como Chato Grande - que, mesmo lendo na tela, diz memo, quando deveria ser mesmo.
Me lembra o Clinton e a Gorduchinha do Apocalípse (obrigado, Jabor) que todo dia faziam tudo igual. Tá certo que, de vez em quando, pintava um charuto no meio.
Me lembra o papa que todo dia reza pra guerra acabar.
Me lembra o Luxemburgo que todo dia usa terno na chuva.
Esse caso me lembra o Rossi que todo dia diz que foi prefeito de Osasco.
Me lembra o João Leite Neto que só sabe dizer que é o homem (ops!) do Fernando Henrique.
Me lembra o Jornal Nacional que todo dia mostra um casal feliz de animais exóticos e eróticos.
É, seu Constâncio, a constância é mesmo um mal constante. Tá todo mundo enchendo a cara e a paciência da gente e depois vem dizer:
- Bebo, bem sim. Sou um homem digno, pago os meus impostos.
Será que pagam mesmo, seu Constâncio?
PS - Sobre aquela crônica da vírgula, recebi um e-mail da Silvia Campolim (Enquanto as Mulheres Mandam, os Homens Fazem o Que Têm Vontade) citando uma crônica da Clarice Lispector, em que ela se dirigia ao copidesque do Jornal do Brasil: "Não me corrija. A pontuação é a respiração da frase, e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar." PS2 - Sol, agora o cartaz está na Franca, 732/103/01422-000.

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO 23/09/98

Nenhum comentário:

Postar um comentário