sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Três anos de Lei Maria da Penha


Conhecida como Lei Maria da Penha, a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

A introdução da lei diz:
Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
(Lei 11.340).
É preciso levar essa lei em todos os lugares do nosso país, pois muitas mulheres ainda tem medo de denunciar seus companheiros, que ficam preso por alguns dias e quando voltam para casa, ficam mais violentos.

Alguém concorda comigo? Mande seu comentário falando sobre a lei Maria da Penha.

Um comentário:

  1. Eduardo e caso contrário qua a lei que garante nós homens vítimas de violência feminina?

    ResponderExcluir