quinta-feira, 18 de junho de 2009

Chicão o grande Kalifa do Forró

No fundo tem o programa do Domingão do Faustão e apresentação do inhambupense Chico Chileno

Chicão e Elba Ramalho
Chicão e Geraldo Azevedo
Cds de Chicão, é o Kalifa do Forró



Avenida Quintiliano Silva, no centro de Inhambupe

Conhecer a história de quem já percorreu o mundo, é de grande importancia para um ser humano, e quando essa pessoa é de nossa cidade, é de ter orgulho de morar em Inhambupe, falo do grande compositor inhambupense Chicão, o famoso Chico Chileno, abaixo tem uma breve história do cidadão inhambupense e confira mais na Avenida Quintiliano Silva, lugar onde foi aberto a Vida e História de desse artista, a fonte abaixo é do acervo do artista.
"Francisco Chileno nasceu aos 22 dias de dezembro de 1948, em Inhambupe no Estado da Bahia. Ainda com 7 anos de idade – influenciado pelo o pai que tocava sax na filarmônica local, pela a mãe que cantava no coro da igreja e pelo o avó que tocava violão – começou a tocar Cavaquinho e Berimbau, que ele mesmo fabricava utilizando latas de talco. Aos 11 anos saiu de Inhambupe para a capital, Salvador, e aos 18 tocava em “Conjuntos de Baile”, atividade que levou ao Rio de Janeiro, onde se apresentou em vários programas de televisão, entre eles o famoso Som Livre Exportação. Foi convidado a tocar para a cantora Adriana, uma representante da Jovem Guarda – Movimento musical que tinha como principal expoente o artista Roberto Carlos onde ficou até 1973. Nesse período, fez grandes e permanentes amizades com vários artistas, entre eles os grandes Geraldo Azevedo e Nana Vasconcelos. Em 1985 casou e foi morar na Alemanha, terra natal da sua mulher, onde ficou até 1990, lá gravou o seu primeiro disco solo batizado de trem da alegria. Nesse trabalho exercitou o seu lado autoria e, como compositor foi gravado por vários artistas, entre eles: Elba Ramalho, e recentemente pelo o próprio Geraldo Azevedo".
Inhambupe vive o clima de festejos juninos, que irá começar no próximo sábado dia 20 de junho, e procurando o cantor Chicão na programação do São João encontrei no reserva, o São João poderia fazer uma homenagem as pessoas que leva a todas as partes do mundo o nome de Inhambupe, quero dizer os cantores e compositores do nosso município. Aqui é minha opinião.
Hoje Inhambupe é conhecido mundialmente graças a muitos talentos do povo inhambupense.

4 comentários:

  1. Conheci essa figura,de vista..Vi muitas vezes enquanto morei na cidade...

    Um dia quando descia da feira pela avenida onde fica a casa dele,encontrei com ele parado na porta de sua casa com uma sacola de laranjas,rs...Ele colocou a sacola no chão para abrir a porta..(hahahaha)Ai as laranjas rolaram todas calçada abaixo R.A.C.H.E.I naquele dia.....Precisava contar,perco o amigo,mas nao perco uma piada!!

    Abraço povo de Inhambupe,boas festas!

    ResponderExcluir
  2. esse cara e o grande maluco beleza de inhambupe.

    ResponderExcluir
  3. Muito inteligente, precisa de oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Conheci essa figura hoje na porta do seu musel proximo a feira.
    Não tive oportunidade de falar com ele mas, dedicarei alguns minutos para bater um papo com ele.

    Elson Souza

    ResponderExcluir