sábado, 11 de outubro de 2008

De onde vem o dinheiro da prefeitura

Os municípios dispõem de diversas fontes de receitas, com as quais pagam os seus custos, os salários do prefeito, dos vereadores e dos funcionários, investem em ações sociais (saúde, educação, assistência social etc.) e ainda fazem obras (asfalto, construção de escolas, entre outras).

Em primeiro lugar, vêm as receitas de impostos que, segundo a Constituição, devem ser cobrados pelos municípios. São eles:

- Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU);:

- Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI), devido quando se vende um imóvel; e:

- Imposto sobre Serviços (ISS), com exceção de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.:

A Constituição garante que 25% do que é arrecadado pelos estados com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e 50% dos recursos provenientes do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) sejam repassados aos municípios. Os estados também são obrigados a repassar um quarto dos 10% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que recebem da União, calculados proporcionalmente à contribuição de cada estado com a exportação de bens industrializados.:

Entre os impostos de competência da União, parcelas do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), do Imposto de Renda (IR) e do IPI são reservadas aos municípios. Do ITR, o município fica com 50% da arrecadação em seu território, e a União com o restante.:

A União também tem que repassar 23,5% do total arrecadado com o IR e o IPI para compor o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para municípios menores, essa é uma das grandes fontes de recursos e tem ainda a vantagem de ser depositada a cada dez dias nas contas municipais, o que permite o planejamento orçamentário e financeiro pelas prefeituras e câmaras de vereadores.:

O cálculo da cota que cabe a cada município é complexo e é feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ao qual cabe, juntamente com os legislativos municipais, fiscalizar a aplicação e o recebimento desses recursos. O TCU aplica coeficientes variá­veis de acordo com o número de habitantes, calculado a cada ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).:

Outro tributo federal dividido com estados e municípios é a Contribuição por Intervenção no Domínio Econômico (Cide), paga atualmente sobre combustíveis. Dos 29% entregues pela União aos estados, 10% seguem para os municípios melhorarem sua malha viária.:

Há ainda as transferências voluntárias, por convênios firmados pelo município com o estado e a União, comuns nas áreas de saúde, saneamento e educação. Alguns municípios possuem outra fonte de receitas bastante generosa: as compensações financeiras, destinadas a indenizar a exploração de recursos naturais, como petróleo, gás natural, água (barragens para geração de energia, por exemplo) ou minérios. São os royalties e as chamadas participações especiais.:

O patrimônio público do município também pode ser explorado economicamente e gerar receitas. Aplicações financeiras, venda de bens móveis e imóveis, aluguéis, entre outros, compõem essas receitas. E há ainda receitas com as taxas cobradas dos permissionários de transporte coletivo, de mercados e feiras, matadouros, cemitérios etc.:

Completam as fontes de receitas dos municípios as multas, taxas e penalidades impostas a obras irregulares, a atualização monetária de impostos pagos em atraso e a cobrança da dívida ativa, entre outras.

João Carlos Teixeira / Jornal do Senado

Materia tirada do Jornal do Senado de 19 de setembro a 05 de outubro em sua edição semanal, nº2.891/191

3 comentários:

  1. Eduardo.Precisamos procurar as responsáveis pelo sindicato(aplb),para marcar o mais rápido possível uma assembléia com a classe para tratarmos das próximas providências que tomaremos a respeito do nosso dinheiro que não foi pago até o momento e segundo boatos o atual gestor diz que não irá pagar.O prazo que demos depois da paralização já está mais que esgotado.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos tomar providências em relação ao nosso dinheiro da educação,pois isso é um verdadeiro descaso e o sindicato fica só falando que está aguardando o gestor atender,o prazo foi dado não atendeu porque não quis.Agora só nos resta a justiça resolver...

    ResponderExcluir
  3. Precisamos tomar providências em relação ao nosso dinheiro da educação,pois isso é um verdadeiro descaso e o sindicato fica só falando que está aguardando o gestor atender,o prazo foi dado não atendeu porque não quis.Agora só nos resta a justiça resolver...

    ResponderExcluir