terça-feira, 5 de agosto de 2008

Rua D. Ático Eusébio da Rocha


Dom Ático Eusébio da Rocha (Inhambupe, 6 de novembro de 1882 — Curitiba, 11 de abril de 1950) foi um arcebispo católico brasileiro.

Dom Ático Eusébio da Rocha, segundo Bispo diocesano, era baiano. Foi sagrado Bispo no dia 15 de abril de 1923, pelo Arcebispo Primaz da Bahia, e escolheu como lema de vida episcopal: Mihi vivere Christus est! (Meu viver é Cristo).

Sua posse na Diocese de Santa Maria ocorreu a 27 de maio de 1923. Uma das maiores preocupações de Dom Ático foi a conclusão do Seminário Diocesano São José. Saldou dívidas anteriores, levantou uma nova ala no edifício (lado oeste) e finalmente conseguiu inaugurar o Seminário no dia 28 de fevereiro de 1926.

Dom Atico promoveu a fundação da Obra das Vocações e a Congregação da Doutrina Cristã em toda Diocese. Criou mais nove Paróquias.

Por Decreto de 17 de dezembro de 1928, Dom Atico foi transferido para a nova Diocese de Cafelândia, hoje chamada de Diocese de Lins, São Paulo, na qual tomou posse no dia 9 de julho de 1929.

Em 1936 foi transferido para a Arquidiocese de Curitiba, Paraná, onde faleceu a 11 de abril de 1950.

Acima temos a foto da Rua do Fogo mas o nome da rua é D. Ático, essa pessoa que acabei de falar e que fez muito sucesso e levando o nome de Inhambupe para vários cantos do país.

Se alguém tiver alguma sugestão de reportagem mande um email pra mim, vamos levar o município de Inhambupe para todos os cantos do planeta, esse site é para todos e vc que vive fora da cidade e quer saber de alguma coisa sobre Inhambupe, mande um email pedindo em breve irei fazer um livro contando um pouco da história de Inhambupe, quero andar por todos os povoados, comunidades e outros lugares pequeno do nosso município e colocar aqui.

O meu email é eduedebora@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário