terça-feira, 8 de julho de 2008

Dia do Padeiro


Dia 08 de julho é dia de Santa Isabel, padroeira dos panificadores.

Por isso, neste dia é comemorado também o Dia do Panificador, conhecido popularmente como padeiro.

A panificação é uma atividade muito antiga. Os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. A utilização de fornos de barro para cozimento dos mesmos começou com os egípcios, sendo atribuída a eles também a descoberta do acréscimo de líquido fermentado à massa do pão para torná-la leve e macia.

Na mesma época, os judeus também fabricavam pães, porém sem fermento, pois acreditavam que a fermentação era uma forma de putrefação e impureza. A Jeová só ofereciam pão ázimo, sem fermento, o único que consomem até hoje na Páscoa.

É de Portugal a história de Santa Isabel, padroeira dos panificadores. Conta-se que, no ano de 1333, em Portugal, houve uma fome terrível, durante a qual nem os ricos eram poupados. Reinava, então, D. Diniz, casado com D. Isabel, uma rainha cheia de virtudes.

Para aliviar a situação de fome, ela empenhou suas jóias e mandou vir trigo de lugares distantes para abastecer o celeiro real e assim, manter seu costume de distribuir pão aos pobres durante as crises.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-do-padeiro/dia-do-padeiro.php

Esse foi o site onde tirei a informação sobre o padeiro, aqui em Inhambupe temos muitas padeiro com diferentes estilos e pães também um diferente dos outros, mas o bom mesmo é chegar pela a manhã e ter um pão bem quentinho para comer e é um dos poucos alimentos que está presente na mesa dos mais ricos aos mais humildes.

Um alimento que está presente na biblia como os pães sem fermentos que até hoje é usado na igreja católica e outras ainda, um abraços a todos os meus visitantes desse blog.

Vou terminar aqui que eu vou comer um pão ou melhor vou comer mais de um pão, pois os pães a cada dia que passa fica pequeno e ficando caro a pouco tempo tivemos a venda de pão por quilo mais foi uma idéia que não deu certo, mas em muitos lugares vendem pão pelo o peso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário