
sábado, 20 de fevereiro de 2010
É verdade que chove todo dia e na mesma hora em Belém do Pará?

A meteorologista Nadja Batista, formada pela Universidade Federal do Pará, explica que existe fundamento nesta afirmativa. De acordo com ela, Belém é uma cidade caracterizada por temperaturas elevadas e alta umidade o ano todo. De novembro a fevereiro, as chuvas acontecem em vários momentos do dia. Porém, de junho a agosto, a cidade entra em seu período mais seco, no qual são comuns as rápidas pancadas de chuvas, sempre no período da tarde. “Elas acontecem diariamente em horários muito aproximados porque as precipitações sucedem o momento mais quente do dia”, explica a meteorologista.
Fonte: Guia de curiosos da internet
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
De onde vem o nome das estações do ano?

No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam: Primavera – de primo vere, quer dizer princípio da boa estação; Verão – de veranum tempus, significa tempo da frutificação; Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso; Inverno – de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.
Fonte: Guia de curiosos de internet
ONU quer mobilizar recursos contra mudanças do clima
Ban Ki-moonacredita que o grupo irá acelerar o processo de captação de recursos para um total anual de US$100 bilhões, R$185 bilhões, até 2020 / Foto: ONU
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta sexta-feira o estabelecimento de um Grupo de Consulta para o Financiamento de Mudança Climática.
O objetivo é mobilizar os recursos prometidos durante a recente cúpula de Copenhague, em dezembro, para combater o aquecimento global.
Propostas práticas
O grupo será co-presidido pelos primeiros ministros Meles Zenawi da Etiópia e Gordon Brown, da Grã-Bretanha e incluirá chefes de Estado e de Governo, altos funcionários ministeriais e de Bancos Centrais e especialistas em finanças públicas.
Durante a cerimônia de lançamento do grupo, Ban Ki-moon disse que o órgão vai apresentar propostas práticas para financiar estratégias de mitigação e adaptação nos países em desenvolvimento.
O Secretário-Geral ressaltou que o grupo vai tentar acelerar o processo de captação de recursos para atingir um total anual de US$100 bilhões, R$185 bilhões, até o ano 2020. Ele revelou ainda que os financiamentos vão incluir capital público e privado.
Cooperação
Falando na mesma cerimônia por videoconferência, de Adis Abeba, o primeiro ministro britânico, Gordon Brown, disse que os países pobres precisam imediatamente dos US$30 bilhões, R$55 bilhões, prometidos para o período 2010-2012.
Brown fez apelo para reforço da cooperação internacional, sob a mediação das Nações Unidas, para que um acordo mais global sobre mudança climática possa ser concluído este ano em Cancún, no México.
Os membros do grupo foram nomeados por um período de 10 meses e deverão produzir um relatório final contendo recomendações antes da próxima conferência internacional sobre o tema, em dezembro.
Abolir gases HCFCs é o novo desafio global
Em tempos em que o debate ambiental é pautado pelas mudanças climáticas, uma conquista importante passou praticamente despercebida: o fim, em 1º de janeiro, da produção de CFCs (sigla para clorofluorcarbonos) pelos 196 países que assinaram o Protocolo de Montreal, criado para controlar as emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio da Terra.
A data é um marco de um processo que começou com a assinatura do acordo, em 1987. A produção desses gases caiu 99,7% entre o ano anterior ao protocolo, 1986, e 2008: de 1,07 milhão de toneladas para 2.746, de acordo com dados do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A queda ocorreu nos dois grupos de países criados pelo protocolo: os que tinham consumo inferior a 300 gramas por habitante (geralmente nações em desenvolvimento) e os que tinham consumo superior a esse patamar.
No primeiro caso, a redução foi de 115.161,6 toneladas (no pico de 1995) para 2.583,6 toneladas — um recuo de 97,75%, auxiliado por um fundo multilateral que ajuda as nações mais pobres a fazerem a conversão de clorofluorcarbonos a um gás menos poluente. No grupo dos países que mais emitiam CFCs, a diminuição foi de 1,01 milhão de toneladas, em 1986, até as 162,4 toneladas de 2008, ou seja, uma redução de 99,98%.
Abolição dos HCFCs
O desafio, agora, é concentra-se em outro tipo de gás prejudicial à atmosfera, os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), também usados como fluido de refrigeração para geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Estes surgiram como alternativa aos CFCs, já que têm uma capacidade 90% menor de destruir a camada de ozônio, por conterem hidrogênio em sua composição, o que muda as propriedades da substância, explica o oficial de projetos do PNUD, Ruy de Goes. “Porém, estes elementos continuam agredindo a atmosfera, ainda que em menor escala”, afirma. “E são supergases de efeito estufa, ou seja, têm potencial altíssimo para aumentar o aquecimento global”, acrescenta.
Ainda em que menor escala, em relação aos CFCs, os HCFCs continuam a agredir a atmosfera
A meta do Protocolo é abolir os HCFCs até 2040 nos países signatários do acordo, gradativamente. Até 2013, cada país poderá liberar a quantidade que quiser de HCFCs, mas, a partir de então, precisa voltar ao patamar médio de 2009/2010. Em 2015 será aplicado um corte de 10% sobre esse patamar médio, e a previsão é que somente um valor residual persista em 2030, o que facilita a eliminação total da produção até 2040.
Os países em desenvolvimento que precisarem fazer a conversão de tecnologia poderão recorrer ao fundo multilateral do Protocolo de Montreal. Esse dinheiro é transferido aos governos, que repassam a uma agência implementadora (caso do PNUD), responsável por liberar a verba para projetos que auxiliem as indústrias nacionais a fazerem a transição.
Muitas fabricantes já utilizam, em seus produtos, gases que não agridem a camada de ozônio nem intensificam o aquecimento global — como isobutano ou ciclopentano, hidrocarbonetos usados na espuma que faz a proteção térmica dos refrigeradores ou ar condicionados. “O único problema é que estes gases são inflamáveis, de uma família próxima ao gás de cozinha”, afirma Ruy de Goes.
Plano Nacional de Eliminação dos CFCs
No Brasil, as alternativas aos clorofluorcabonos passaram a ser mais usadas a partir de 1999, quando foi proibido o uso dos CFCs como fluido refrigerador de geladeiras e ar condicionados. O gás continuou sendo importado até 2006 pelo setor de serviços, e até o ano passado pelo de saúde.
Para eliminar totalmente a substância, o governo federal lançou o Plano Nacional de Eliminação dos CFCs, com 16 projetos. Um deles já treinou técnicos em refrigeração, oficiais de alfândega e funcionários do IBAMA para evitarem liberação dos gases poluentes durante a manutenção de geladeiras ou equipamentos de ar condicionado mais antigos, que ainda usam os clorofluorcabonos.
Formação de cooperativas de catadores brasileiros é referência mundial
O modelo brasileiro para a formação de cooperativas de catadores de lixo e seleção de materiais recicláveis ultrapassou as fronteiras do Brasil. Além de ser adotado por países da América Latina, ele já chegou à Ásia e ao Leste Europeu, passando a ser uma referência internacional.
Criado pela organização Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), fundada em 1992, o projeto já chegou a Tailândia, na Ásia. Neste ano, outros dois países asiáticos – Filipinas e Indonésia – devem implantá-lo. A Índia estuda a possibilidade fazer o mesmo, aproveitando a sua rede de organizações de catadores.
Na América Latina, onde já foi implantado pela Colômbia, o projeto deve começar a ser desenvolvido pelo Peru. No Leste Europeu, a Rússia adota o sistema brasileiro. Na Ásia, a China já o vem usando.
O diretor executivo do Cempre Brasil, André Vilhena, disse que o modelo se ajusta bem a países em desenvolvimento, no quais há a necessidade de criação de postos de trabalho para uma parte da população que tem dificuldade de se empregar. Nesse caso, a coleta seletiva aparece como uma oportunidade, afirmou.
Vilhena destacou que o modelo de reciclagem do Cempre passou a ser referência internacional, por se tratar de um projeto que dá enorme contribuição à inclusão social. “Por isso, os países em desenvolvimento têm se inspirado nesse sistema, porque, em geral, têm desigualdade social em grande escala. Há necessidade urgente de criação de emprego e renda para a população e a coleta seletiva aparece como oportunidade, principalmente para a camada da população que tem baixa qualificação e, portanto, dificuldade de inserção no mercado tradicional de trabalho”.
O Cempre já apoiou no Brasil mais de 450 cooperativas de catadores, que somam cerca de 25 mil cooperados. Atualmente, a ONG apoia de forma direta 50 cooperativas com capacitação e doação de máquinas e equipamentos. O modelo de reciclagem do Cempre foi o tema do segundo encontro da Aliança Global para Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (Garsd, na sigla em inglês), em novembro de 2009, na Tailândia. A próxima reunião do Garsd está prevista para 2011, na Colômbia.
Casca de coco reciclada é negócio
Casca de coco é reaproveitada no Espírito Santo e cerca de 60 toneladas do material deixam de ir para o lixo.
Tudo graças a um técnico de informática aposentado que, em 2007, decidiu abrir uma empresa que pudesse transformar as sobras em um negócio rentável.
Em parceria com o aterro sanitário privado Marca Ambiental, na região metropolitana de Vitória, Sebastião Martins Gomes fundou a Biococo.
Com investimento de R$180 mil para abrir a empresa, ele hoje processa toneladas de casca de coco descartadas no aterro sanitário pela prefeitura.
A primeira etapa para reaproveitar o material é a desfiagem e secagem. Depois, as fibras são trançadas, recebem látex e se transformam em biomanta. O material biodegradável funciona como um forro em áreas desmatadas e ajuda a fixar e manter a umidade da terra. Com isso, o reflorestamento de áreas degradadas é muito mais fácil.
Ao todo são produzidos 4 mil m² por mês de fibra de coco, vendidos a R$ 3 o m². O pó de casca de coco compostado também é produzido para cultivo de bromélias, samambaias e mudas em geral. A Biococo também quer produzir vasos para plantas, bolsas, bandejas e peças de artesanato.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Marco Regulatório da Internet no Brasil
Liberdade e inclusão digital
Copa do Mundo vira ameaça na web
5 bi de assinaturas de celulares em 2010
O mundo deverá atingir a marca de 5 bilhões de assinaturas de celulares antes do fim de 2010, prevê a International Telecommunication Union (ITU), órgão que regula os padrões globais de telecomunicações. Em 2009 foram cerca de 4,6 bilhões de assinaturas de celular.Segundo o censo dos EUA, o mundo tem atualmente cerca de 6,8 bilhões de habitantes. Se a previsão do ITU se confirmar, até o fim do ano haverá em média uma linha de celular para cada 1,36 pessoa.A ITU vê crescer as oportunidades especialmente em serviços bancários. O crescimento de assinaturas de celular indica que muitas pessoas que têm aparelho não têm conta em banco, principalmente em países em desenvolvimento. Outra área que poderá se beneficiar com a expansão da comunicação móvel é a de saúde, aponta a entidade.
Novo vírus contamina 75 mil PCs
Novo vírus capaz de reunir informações0 de sistemas financeiros online, redes sociais e e-mails já contaminou 75 mil computadores em 2.500 organizações ao redor do mundo. Segundo informações da empresa de segurança NetWitness, o ataque foi registrado pela primeira vez em janeiro de 2010.
O vírus recebe o nome de “Kneber Botnet” age por meio da transmissão de informações de máquinas infectadas para os criadores do malware. Isso ocorre pelo fato do sistema de “botnet” criar uma rede entre os computadores infectados que permite o controle das informações pelos crackers a partir de uma máquina central.
Pesquisa elaborada pela empresa de segurança de softwares Herndon, revela que muitos sistemas comerciais e governamentais foram comprometidos com o vírus. Cerca de 68.000 dados de login e acesso a e-mail, bancos online e sites como Hotmail e Yahoo foram afetados.
NET deverá transmitir em 3D até o fim do ano
Seu nome em diversos idiomas
Antes de fazer aquela tatuagem com o nome da sua mãe em ideogramas talvez seja melhor você dar uma olhada nesse site. É o Lexiquetos. Aqui você pode conferir como seu nome é escrito nas mais diferentes línguas. Já pensou em poder assinar por aí em chinês? Ou em hieróglifos egípcios? Aqui você pode ter uma idéia do trabalho que isso daria!
A página é simples. É só clicar no idioma que você quer conhecer e, em seguida, digitar o nome no campo disponível na página seguinte. O site é em espanhol, mas nada que dificulte a navegação. Aqueles que têm o portunhol um pouco mais avançado podem desfrutar de outras seções do Lexiquetos, como um glossário de palavras em outros idiomas ou até um quizz para aprender um pouco de outras línguas. Todas as opções do site estão diretamente na página inicial, não tem erro na hora de conferir os serviços.
E aí, ficou curioso para testar? Para conhecer um pouco mais de outros idiomas acesse o endereço que está logo abaixo e divirta-se!
De onde surgiram as pedras e como ocorre a formação das rochas?

Nos primórdios da formação da Terra, houve um agrupamento dos corpos mais densos existentes (como ferro e níquel), formando rochas no núcleo do planeta. Daí em diante, a formação de rochas passou a ser uma atividade ininterrupta. Fábio Ramos de Andrade, professor de Mineralogia do Instituto de Geociências da USP, explica que há três grandes grupos de rochas, formados por diferentes processos. "As magmáticas provêm da cristalização de magmas (como larvas de vulcões). Existem também as sedimentares, que resultam da sedimentação de materiais erodidos e acumulados em beiras de rios, mares, lagos, dunas etc. Por fim, há as rochas metamórficas, que são minerais transformados pela ação de pressões e temperaturas elevadas, decorrentes de movimentos tectônicos", explica.
Fonte: Guia de curiosos da internet
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Como um vulcão entra em erupção?

A Terra é formada por placas endurecidas, que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e o magma é lançado para fora. Essa massa, conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus.
Fonte: Guia de curiosos da internet
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Como se formam as pedras?

O professor Joel Sígolo, do Instituto de Geociências da USP, explica que existem três tipos de rochas na Terra, classificadas conforme sua origem. As magmáticas ou ígneas surgem a partir da solidificação de materiais fundidos (antigas rochas terrestres), como, por exemplo, lavas vulcânicas. Existem também as rochas sedimentares, que resultam do acúmulo de diversos sedimentos, como areia de praia e argila. Existem ainda as rochas metamórficas, que são formadas a partir da transformação das duas anteriores por ação de alta temperatura e pressão sobre as rochas preexistentes. Na natureza, esta situação acontece quando continentes colidem. Segundo o professor, as rochas quando estão na superfície da Terra sofrem constantes desgastes (erosão) e tendem a reduzir de tamanho.
Fonte: Guia de curiosos da internet
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Emissoras de televisão fora do ar

Como se formam as lagoas?

Ricardo Hirata, geólogo e professor de Hidrogeologia do Instituto de Geociências da USP, explica que as lagoas são formadas pelo represamento de um fluxo de água superficial. Em outras palavras, basta acontecer um barramento em um fluxo (como o de um rio), que a água passa a se acumular em determinado local. Este fenômeno é conseqüência de eventos geológicos ou tectônicos, como um terremoto. Hirata acrescenta que, para continuarem existindo, as lagoas devem ser alimentadas de alguma forma. "Algumas recebem o deságüe de rios. Há aquelas que são reservatórios da água dos lençóis freáticos e as que captam neve, água de chuvas e degelos".
Fonte: Guia de curiosos da internet
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Como se forma o arco-íris?

A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo -, formando uma imagem conhecida pelos cientistas com espectro. O espectro é uma faixa de sete listras principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas de chuva, que funcionam como um prisma de cristal.
Fonte: Guia de curiosos da internet
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Como se forma a neve?

Ela é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isso é comum em grandes altitudes, mas nem a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e os derrete. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.
Fonte: Guia de curiosos da internet
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Salão do Reino das Testemunhas de Jeová

Como se forma a onda no mar?

A onda é o resultado da ação do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha reta, elas, na verdade, se deslocam em sucessivos movimentos circulares.
Fonte: Guia de curiosos da internet
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Banco do Brasil, Santander e Bradesco devem unir caixas

O processo para a unificação dos caixas deve levar ao menos cinco meses, de acordo com breve comunicado divulgado pelas instituições financeiras. Uma espécie de selo será aplicado nos terminais que aceitarão cartões dos três bancos.
O acordo é uma resposta à união dos caixas automáticos de Itaú e Unibanco que funcionam de forma integrada desde 2009, quando as instituições financeiras anunciaram sua fusão.
Google anuncia rede experimental ultraveloz de fibra óptica
O Google está conduzindo um experimento próprio de internet em "ultra-alta-velocidade" que permitirá transmissão rápida de vídeos 3D em alta definição, entre outros avanços. A empresa está encorajando a FCC (Federal Communications Commission) a incluir no plano nacional de banda larga dos EUA estratégias criativas para implementar o quanto antes redes velozes assim em território americano.
O plano da Google é construir e testar uma super-rede em algumas localidades no país, oferecendo velocidade 100 vezes maior do que a disponível para o assinante médio de banda larga via fibra nos EUA. A empresa planeja oferecer esse acesso a um preço competitivo a pelo menos 50 mil usuários e, potencialmente, a até 500 mil.
Forneceremos uma Internet mais de 100 vezes mais rápida que a conexão que a maioria dos norte-americanos têm hoje, com 1 gigabit por segundo através de conexões de fibra óptica diretas - afirmaram os gerentes de produtos do Google, Minnie Ingersoll e James Kelly, em postagem de blog.
Uma das experiências será a criação de uma nova geração de aplicações-web que hoje seriam impossíveis, em que os desenvolvedores poderão tirar proveito da alta velocidade do acesso. Isso gerará a necessidade de criar novas técnicas de engenharia de software.
A intenção da Google é operar essa rede física na modalidade de acesso aberto, em que o usuário poderá escolher entre vários provedores. Segundo a empresa, a manutenção da rede será aberta e transparente.
A Google já oferece há anos uma rede Wi-Fi aberta na região de Mountain View, onde fica o Googleplex, a matriz da companhia. O propósito da nova rede é semelhante, abrindo oportunidade para experimentos e aprendizado para os próprios técnicos da empresa.
O primeiro passo da Google em direção à ultra-rede foi a emissão de uma RFI (Request for Information - http://google.com/appserve/fiberrfi ), procedimento padrão no mundo dos negócios, com o objetivo de coletar informações sobre a capacidade de vários fornecedores ligados ao projeto e identificar as comunidades e os parceiros governamentais interessados. A empresa estará coletando respostas até 26 de março e entrará em contato com as instituições que se manifestarem ao longo de 2010.
Um vídeo sobre o projeto pode ser visto no YouTube em http://n9n80.tk
FONTE: O GLOBO
Governo adia definição sobre Plano Nacional de Banda Larga
Decisão só será tomada em março, segundo ministro Hélio Costa.Ministro afirmou que não está definida a reativação da Telebrás.

“A reunião com o presidente foi muito positiva, mas não foi conclusiva. Ficou acertado que na primeira semana de março estaremos nos reunindo novamente para que a gente possa ter tempo de agora até lá e cada um dos ministros em cada um dos setores poder estudar com seus técnicos a participação de cada um. Só depois dessa reunião se terá como tomar uma decisão”, disse Costa.
O ministro disse que não está definida ainda a reativação da Telebrás, estatal de telecomunicações que teve suas funções reduzidas após a privatização do setor de telecomunicações. “Isso só será possível definir após a reunião de março também”, explicou.
Caçambas Paradas
Serviços públicos essenciais são mantidos no Carnaval
Salvador - As repartições públicas estaduais interrompem atendimento nesta sexta-feira (12), início oficial do Carnaval, e retomam as atividades no dia 18 (quinta-feira). O atendimento será normal nos serviços considerados essenciais como policiamento e atendimento médico em prontos-socorros e hospitais públicos, que não sofrerão alterações.
Os 27 postos da rede SAC de todo o estado terão horário diferenciado de atendimento entre esta quinta-feira (11) e o dia 17. Os dez postos da capital atenderão em horário normal até esta quinta, com exceção do SAC Barra, localizado em um dos circuitos da festa, que abrirá das 8 às 16h.
Entre domingo e terça-feira de Carnaval (14 a 16), todas as unidades da capital e do interior permanecerão fechadas. Já na sexta (12), o expediente será suspenso nas unidades do Comércio e Periperi, e o SAC Barra terá horário diferenciado, atendendo das 8 às 13h.
Sábado (13) funcionarão os postos SAC Iguatemi, das 8 às 14h, e Salvador Shopping, das 9 às 14h. Após a festa, na Quarta-feira de Cinzas, os postos SAC da Liberdade e Periperi estarão fechados. Os demais retomam o trabalho a partir do meio-dia.
Interior - No interior, os postos SAC atenderão em horário normal nesta quinta (11), das 8 às 14h. Na sexta (12) fecham de sábado a terça-feira (13 a 16), e só voltarão a funcionar na Quarta-feira de Cinzas (17), das 12 às 20h. No SAC Porto Seguro, o retorno ocorre no dia 18, em razão do Carnaval prolongado do município. A unidade atenderá extraordinariamente até o dia 20, das 8 Às 14h.
As unidades do Ponto Cidadão - localizadas nos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves, Inhambupe, Cruz das Almas, Mucugê e Coaraci também terão horário de atendimento diferenciado durante o Carnaval. Confira mais detalhes no site www.sac.ba.gov.br ou pelo telefone 0800 071 5353. A ligação é gratuita.
fonte: Jornal da Mídia
Como se forma a geada?

Fonte: Guia de curiosos da internet
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Como é possível melhorar a educação no Brasil?
Estatísticas mostram que o Brasil avançou nos últimos anos na área da educação. Hoje, segundo dados do governo, quase todas as crianças têm acesso ao ensino básico no país.
No entanto, o Brasil continua tendo grandes problemas nesse setor. É grande a porcentagem de alunos que repetem de ano e que acabam tendo que abandonar os estudos porque precisam trabalhar para sobreviver.
Como é possível melhorar a educação no Brasil? É melhor investir no treinamento e capacitação de mais professores ou na modernização das escolas? O currículo escolar deve passar por alterações, para preparar as pessoas para os desafios da era da globalização? E como é possível resolver os problemas da evasão e repetência escolares?
Alguns comentários de outros sites sobre a educação: Mande o seu também.
Os políticos brasileiros descobriram há muito tempo que povo sem cultura é facilmente manipulável e, portanto, não têm interesse na solução dos problemas na educação. Tudo que se tem feito a respeito é pura demagogia. E agora, às vésperas das eleições, mais uma promessa de campanha. E pensar que o nosso maior mandatário desempenhou a função de educador quando estava no exílio (utopia tupiniquim).
Edmundo Tadeu Coppede - São Paulo (SP)
Felizmente a questão da educação no Brasil vem mostrando uma significatica melhora no que diz respeito ao analfabetismo. Mas, por outro lado, se faz urgente e necessário um investimento por parte do governo no que se refere à formação, capacitação e remuneração dos professores, bem como às melhorias das condições de trabalho dos mesmos. A evasão e a repetência escolar são frutos de um governo omisso que não tem como prioridade a educação de todo o cidadão. Nosso país somente será uma nação quando os nossos governantes se conscientizarem de que um futuro promissor está intimamente ligado a uma educação digna e de qualidade.
Luene - Londres (Grã-Bretanha)
1 - Colégios internos. 2 - Um centro nacional de preparação do material escolar, incluindo as aulas. 3 - distribuição do material escolar para os colégios, onde os/as professores(as) explicariam as matérias aos alunos por meio de aulas vindas em videocassetes ou DVD.
Manoel Wanderley - Rio de Janeiro (RJ)
O caminho é longo... Eu, como professor e mestrando em educação, sei perfeitamente disso. Tudo que se faz em termos de educação, deve-se entender que surte efeito a médio e longo prazo. Um bom começo, no entanto, passa pela capacitação dos professores atuais em termos de adaptação a novas pedagogias e uma nova visão de mundo.
Joaquim Augusto - Guarulhos (SP)
Deve ocorrer uma melhora, ao mesmo tempo, em todos os níveis. Isso quer dizer que não é possivel só pensar no ensino fundamental como foi feito. Para que se tenha um ensino fundamental de qualidade é necessária uma qualificação dos professores que irão lecionar neste ensino. Mas, para que se tenha uma melhor qualificação desses professores, eles já devem chegar com uma boa base ao ensino de terceiro grau. Para isso deve-se melhorar o ensino médio. Mas, para que se melhore o ensino médio, temos que ter melhores licenciados, e os alunos devem ter tido uma boa base no ensino fundamental. Todos os níveis de ensino são elos da corrente. Não podemos tentar melhor um elo da corrente se o outro está fraco. Se deixarmos um destes elos fracos, a corrente se arrebenta.
E. Zimmer - Brasília (DF)
Creio que é necessário, um melhor investimento na modernização das escolas e também uma maior valorização dos profissionais da área, porém existe um grande problema que é a falta de condições que muitas famílias encontram para manter os filhos nas escolas. Famílias que não têm nem o que comer não sabem nem o que significa a palavra escola. Desta forma, é necessário que haja um planejamento familiar e uma melhor distribuição de renda, aí sim haveria melhorias na educação no Brasil, pois com a barriga cheia ficaria mais fácil para os menos privilegiados pensar na palavra escola e entender o seu significado.
Jefferson Osório - Pelotas (RS)
Nunca se escreveu tanto e tão bem sobre o assunto. Há o reconhecimento de que algo precisa ser feito e urgentemente. Mas como fazê-lo se a própria política fomenta a situação caótica em que vive a educação no Brasil? De que adianta o governo dizer que quase todas as crianças têm acesso ao ensino básico no país se por trás disto tudo o quadro é desesperador? Se de fato a "repetência" fosse levada a sério possivelmente teríamos uma visão mais realista a ser enfrentada. Por que não mostrar claramente que estas mesmas crianças estão chegando à quarta série sem saber ler na maior parte das escolas da rede pública? Seria isto uma evolução? Estamos realmente diante de novos fatos? Mas, ao que parece, procuramos escondê-los diante de cada um de nós e dizer que o país tem avançado nos últimos anos na área da educação. É hora de arregaçarmos as mangas. Valorizar o profissional que abriga, que aninha todo o processo de aprendizado- o professor - e reconhecer quando um sistema básico de vida não está caminhando bem. Montar uma ação que envolva todos os segmentos da sociedade talvez seja um início para se fazer algo pelo futuro da educação em nosso país.
Marcos Eleutherio Carvalho de Almeida - Rio de Janeiro (RJ)
Formar melhores professores, na minha opinião, seria o primeiro passo. Tendo eu mesma freqüentado um curso de licenciatura, sei da fragilidade desses cursos, da incompetência generalizada com que os alunos são "diplomados" - e vão, em seguida, preencher as vagas de magistério nos vários níveis de nossa escola. Minha professora de Didática de Inglês dizia, com todas as letras: "Você não precisa saber Inglês para dar aulas - basta estudar a lição do dia." E todos os meus colegas, que saíram da faculdade sem conhecer o básico da língua estão dando aulas de Inglês para alunos do fundamental e médio... Portanto, antes de modernizar uma escola, é preciso tornar os professores realmente competentes em suas áreas e com conhecimentos mínimos nas outras, para que o ensino verdadeiro, aquele apregoado pelos novos parâmetros de educação do país (perfeitos, na teoria...) possam ser, de fato, aplicados. Ensinar (de novo?), reciclar, treinar, atualizar nossos professores s! er! ia o primeiro e indispensável passo para a melhoria de nosso ensino. Depois, a modernização de instalações e de equipamentos.
Vania Dantas Pinto - Sete Lagoas (MG)
Não consigo dissociar a capacitação profissional do docente da modernização das escolas. Mas, por "modernização", quero que fique bem claro que não se trata daquela empreendida pela Pedagogia, uma vez que esta em nada contribui. O que significa uma "escola piagetiana"? A maioria nunca leu ou sequer entendeu Piaget. Como são encaminhadas as agressões contra professores feita por seus alunos? Não me refiro somente à agressão física, mas a agressão num sentido genérico. Como ter educação, sem resolver isto? É muito comum ouvirmos falar de questões salariais, mas e as morais? O professor da escola particular virou sinônimo de "entertainer", e a própria escola pública, uma espécie "parking para desocupados", onde as atividades dos alunos pouco ou nada têm a ver com educação. Infelizmente, em nosso país, assim como em outros, a decadência financeira é uma conseqüência (e não a causa) de uma decadência moral e institucional. Professores humilhados, outros ainda que já se condicionaram perfeitamente a este ambiente, aceitando-o e corroborando para sua perpetuação, são a norma. E, para tudo isso, há a base jurídica onde um aluno, por mais mau-caráter que seja, tem a premissa de que passará, pois basta uma ação na Jstiça. Até que a escola recorra (se fizer isto!) já é tarde demais. É isso, a educação já não existe mais.
Anselmo Heidrich - São Paulo (SP)
Precisamos de vontade política e pressão popular, modernizar o ensino e dar salários dignos aos professores. Acabar também com essa história de passe livre de ano letivo é fundamental!Victor - São Caetano (SP)
Acho que o problema da Educação está nas pessoas responsáveis pelo planejamento, programas que são implantados sem ter o mínimo conhecimento da prática, do dia-a-dia das escolas. As mudanças devem ser regionais e com participação de pessoas que tenham interesse em mudar esse quadro vergonhoso da nossa educação.
Maria de Lurdes dos Santos - Lins (SP)
Primeiramente, os políticos devem deixar de pensar que a ignorância do povo é uma coisa boa. Haja vista que desse modo é mais fácil enganar o povo. É preciso parar com a palhaçada de que ninguém mais repete em escola pública. Em resumo, precisamos de políticos decentes, que parem de desviar o dinheiro de nossas escolas. Para assim termos uma melhor infra-estrutura, e podermos pagar melhores sálarios para os nossos professores, e dessa forma acabaríamos com as greves e teríamos um ensino melhor.
Antonio Carlos - São Paulo (SP)
Estou trabalhando em um projeto que atende crianças do Ensino Fundamental da rede pública (Favela da Maré), e a situação é caótica: crianças que chegam à 4ª série e não reconhecem sequer o nome, crianças que não sabem ler nem escrever. Acho que grande parte dos professores dessas crianças deveria ser demitida pois não tem o menor interesse em mudar esse estado de coisa. São despreparados, desinteressados, não querem estudar. É claro que o salário deveria ser maior, as escolas deveriam ser mais bonitas e agradáveis e deveria haver material didático. Outro ponto crítico é a falta de um horário para que as crianças possam brincar: a famosa hora do recreio que grande parte das escolas do Munícipio do Rio retirou da grade escolar. Acho, ainda, que a Secretaria de Educação deveria acabar com esse negócio de aprovação automática que é na verdade uma grande enganação.
Georgina Martins - Rio de Janeiro (RJ)
Na minha opinião a grande maioia dos professores não está preparada para os desafios da era da globalização. Portanto, precisamos capacitá-los, bem como modificar o currículo escolar para resolver o problema da repetência e conseqüentemente o da evasão escolar. As escolas também devem ser modernizadas, pois só assim a grande maioria dos alunos pode ter acesso aos computadores e à internet.
Maria Luiza Moscato Izzoppi Marini - Castro (PR)
Para que a educação no Brasil melhore é preciso dar uma atenção maior à capacitação dos professores e garantir uma infra-estrutura adequada para as escolas. Nas zonas rurais é preciso oferecer transporte também. Programas de incentivo à leitura e às ciências são essenciais. Quanto à repetência, para diminuí-la não adianta adotar o sistema de escola plural, em que o aluno simplesmente não repete, mas sim um reforço extra para aqueles que têm maior dificuldade em algumas matérias. Afinal é desumano ter que absorver bem os conteúdos da escola em uma sala com cerca de 50 alunos e professores impacientes para resolverem as dúvidas individuais. A escola tem que se tornar mais atrativa do que a rua.
Brenda Marques Pena - Belo Horizonte (MG)
Achei interessante as idéias de James Tooley, se as adaptarmos à realidade brasileira. Talvez o Estado e a iniciativa privada em parceria conseguissem dar ensino privado como uma alternativa viável. Também acho fundamental treinar e remunerar melhor professores, pois é a capacidade de transmitir conhecimento que pode fazer a diferença no déficit educacional atual. Claro que em conjunto com programas sociais que possibilitem a volta das crianças às escolas, como a alimentaçào nas escolas, o Vale-Leite e a Bolsa-Escola, entre outros.
Denys Deutscher - Curitiba (PR)
Uma mudança de hábitos de um país inteiro não acontece da noite para o dia: leitura. Há de se criar o hábito de gostar de ler. A educação então começa em casa, com os pais oferecendo bons títulos e desligando a TV na hora das novelas. Os professores podem indicar outros bons titulos para exames e cultura geral. Conscientizar um país inteiro de que a educação começa por mudança de hábitos e dentro de casa é o grande desafio. É importante ressaltar que professores bem treinados podem indicar bons títulos, mas os pais devem incentivar o ato continuamente.
Solange Kashivaqui - Tóquio (Japão)
Em primeiro lugar, talvez sejam necessárias mais verbas para a escola pública, mas também pode ser que o uso desse dinheiro não seja bem aplicado (desvios), é só uma questao de ter mais controle. Em segundo lugar, é preciso dar capacitação para aqueles professores que realmente estão querendo mudar o que está aí e mudar a si mesmos. Para que isso ocorra, a rede pública precisaria de um plano de carreira. Em terceiro lugar, deve-se mudar esse currículo horroroso. Na verdade, acaba-se por se preocupar em demasia em dar conta do conteúdo, não levando em conta outras interferências, tal como os acontecimentos importantes que acontecem diariamente no mundo. Deve-se usar a leitura de jornais, revistas e o uso dos computadores em busca de novos conhecimentos, tudo isso integrado com as outras materias, a fim de preparar o jovem para o mundo globalizado. Tenho certeza de que, se a escola mudar seus procedimentos, dificilmente o aluno irá sair dela.
Sonia Maria Pires - São Bernardo do Campo
A educação, como estrutura, não pode ser vista em suas frações isoladamente, mas sim como um todo que precisa ter suas partes desenvolvidas adequadamente. A parte física deve oferecer os recursos necessários à aplicação de didáticas interdisciplinarmente ligadas, e estas didáticas devem ser aplicadas por professores devidamente preparados.
Sérgio Mendonça - Aracaju (SE)
Acho que em primeiro lugar é preciso aumentar o número de escolas. É um absurdo o número tão pequeno de escolas nas favelas. Aumentando o número de escolas, aumentará consideravelmente o acesso das crianças a elas. Sobre investimento nos professores, acho que o professor é ferramenta fundamental no estímulo aos estudantes. Não só em salários, mas em capacitação também. Não existe coisa mais desestimulante do que um professor sem brilho. Em terceiro lugar, acho que os cientistas educacionais têm de descobrir uma metodologia que traga a realidade das crianças para dentro da escola, trabalhar com a realidade talvez seja mais estimulante para os alunos. Claro que modernização é importante, a tecnologia faz parte do cotidiano, mas, se os estudantes não estiverem preparados e em um ambiente propício, essa modernizacao não terá o feito devido.
Izabel Oliveira - Seatlle (EUA)
O Brasil deve investir na qualidade da educação, no ensino fundamental e na concientização do povo. Assim teremos mais qualidade de vida com amor e paz no Brasil.
Paulo Amorim - São João do Meriti (RJ)
A melhoria da educação no Brasil começa com a vontade do povo, agindo como cidadão, a fiscalização das irregularidades e a vontade política dos legisladores, tanto a nível federal como estadual e municipal. Os legisladores não podem agir de acordo com suas vontades, em prol de benefícios particulares, mas sim pelas solicitações dos cidadãos, ao mesmo tempo que o cidadão não pode agir sem o apoio do Legislativo.
Erasmo - Florianópolis (SC)
1) Melhorar a formação dos professores e modernizar as escolas utilizando as tecnologias existentes. 2) O currículo escolar pode ser melhorado. Por exemplo, com a inclusão de uma terceira língua no ensino médio, e.g. espanhol, alemão, francês, russo. 3) Evasão. A evasão escolar acontece por várias razoes: trabalho infantil etc. Os problems não são homogêneos e exigem soluções diferenciadas para cada região. No Nordeste, a bolsa-escola parece ser uma solução. 4) Repetência. Nunca vamos conseguir evitar a repetência em 100%, mas podemos diminuir o fator percentual. No geral, educação no Brasil precisa de investimentos, dinheiro mesmo, ação do governo, pois idéias para melhorar o ensino existem muitas, mas todas dependem de orçamento e de um projeto de longo prazo, algo como 10 anos.
DeepBlue - Berlim (Alemanha)
Acima são sugestões de como melhorar a educação de um país, estado ou até de um município, mande a sua sugestão também. Lembre o mundo vai lê seus comentários:
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/forum/020819_educacaoforum.shtml