segunda-feira, 24 de abril de 2023

Conquistado em 2019, Chico Buarque recebe Prêmio Camões e cutuca Bolsonaro: "Teve a rara fineza de não sujar"

O músico, compositor, e escritor, Chico Buarque, recebeu o Prêmio Camões nesta segunda-feira (24), durante cerimônia realizada em Lisboa. Em discurso, o cantor “cutucou” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recusou a assinar o diploma para a entrega do prêmio, que foi conquistado por Chico Buarque ainda em 2019.

 

“Lá se vão quatro anos que meu prêmio foi anunciado e eu já me perguntava se haviam me esquecido. Quatro anos de um governo funesto duraram uma eternidade porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás. Reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o meu diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula”, disse Chico Buarque.

 

Confira:

 

 

Presente na cerimônia, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também teceu críticas à antiga gestão de Bolsonaro e afirmou que a ação do ex-chefe de Estado fazia parte de um “projeto de ataque à cultura”.

 

“É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura. O prêmio Camões deveria ter sido entregue a Chico Buarque em 2019 e não foi. Sabemos por quê. O ataque à cultura foi uma extensão do projeto que a extrema-direita tentou implementar no Brasil. Se hoje estamos aqui para fazer esse gesto de reparação e celebração da obra do Chico, é porque a democracia venceu no Brasil”, disse Lula.

 

O CASO
Chico Buarque conquistou a honraria literária em 2019, porém, o então presidente Bolsonaro se recusou a assinar o diploma para a entrega do prêmio. O artista carioca é um crítico assíduo do ex-presidente e é considerado um aliado de Lula

 

À época, Bolsonaro afirmou que assinaria o documento até “31 de dezembro de 2026”, quando acabaria seu 2º mandato, caso fosse reeleito. Pelo Instagram, Buarque respondeu ao então presidente: “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um 2º Prêmio Camões”.

 

O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 pelos governos brasileiro e português, com o intuito de exaltar pelo conjunto da obra um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o fortalecimento do patrimônio literário e cultural lusófono.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/279537-conquistado-em-2019-chico-buarque-recebe-premio-camoes-e-cutuca-bolsonaro-teve-a-rara-fineza-de-nao-sujar

Nenhum comentário:

Postar um comentário