sábado, 26 de fevereiro de 2022

Butantan entrega primeiro lote de vacinas contra gripe com cepa causadora do surto

O Instituto Butantan adiantou a entrega de vacinas contra gripe para a campanha de vacinação de 2022, com o envio do primeiro lote de 2 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações nesta sexta (25). A entrega estava prevista para março. 

 

De acordo com o Instituto, essa a maior antecipação da história das campanhas contra a gripe do país.

 

Segundo o gerente de produção da vacina da influenza do Butantan, Douglas Gonçalves de Macedo, a antecipação foi possível porque a documentação foi enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 18 de fevereiro, antes do previsto, e recebeu o retorno da Anvisa também com celeridade.

 

"Enviamos um dossiê com toda a documentação para submissão e conferência da Anvisa e tivemos o retorno deles com a aprovação, o que nos permite começar as entregas parciais”, disse.

 

Segundo Douglas, o instituto trabalha para entregar 80 milhões de doses para a campanha de vacinação contra a gripe até abril.

 

“A vacina é 100% nacional, feita totalmente aqui no Butantan. Como isso, temos capacidade de fazer duas grandes entregas, 40 milhões no fim de março e os outros 40 até final de abril, mas estamos trabalhando para antecipar isso também”, afirmou Douglas.

 

A vacina contra a influenza do Butantan que será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

 

Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os imunizantes são atualizados e usados em campanhas de vacinação anuais – geralmente realizadas antes do inverno, quando aumentam os casos de gripe.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/28676-butantan-entrega-primeiro-lote-de-vacinas-contra-gripe-com-cepa-causadora-do-surto.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário