quarta-feira, 12 de maio de 2021

OMS identificou variante indiana do coronavírus em 44 países: 'Preocupante em nível global'

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que casos da variante do coronavírus identificada na Índia já foram confirmados em 44 países. O documento foi publicado nesta terça-feira (11) e traz também a informação de que desse total, o registro em 27 novos países foi desde 28 de abril.

 

De acordo com o relatório, três sub-linhagens da variante B.1.617 "parecem ter taxas maiores de transmissão". A conclusão se deu devido ao aumento rápido da prevalência já observado em vários países. De acordo com o G1, as evidências científicas são classificadas como "moderadas" e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

 

Além da Índia, o Reino Unido foi o país que mais relatou casos sequenciados geneticamente da variante e classificou uma das sub-linhagens como preocupante nacionalmente. Nesta segunda-feira (10), o órgão de saúde internacional já havia classificado a versão do vírus como "preocupante em nível global".

 

De acordo com Maria Van Kerkhove, responsável técnica do combate contra a Covid-19 na OMS, “há informações de que a B.1.617 é mais contagiosa", mas ela destaca que também existem elementos que sugerem que ela atenuaria as respostas dos anticorpos que combatem o vírus. Sendo assim, "nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global", afirmou.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/26594-oms-identificou-variante-indiana-do-coronavirus-em-44-paises-preocupante-em-nivel-global.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário