domingo, 9 de maio de 2021

7 Curiosidades sobre o Dia das Mães que você não sabia!


Algumas importantes curiosidades sobre o dia das mães revelam como esta data surgiu e porque ela é celebrada há muitas décadas em todo o mundo.

Lista com 7 curiosidades sobre o dia das mães

1 – Dia comemorado na antiguidade grega

Muito antes de esta data ser institucionalizada em quase todos os países, o Dia das Mães já era celebrado pelos povos da Grécia antiga, aproximadamente entre o ano de 1.100 a.C e 146 a.C, consistindo numa festa em devoção aos deuses da mitologia, onde a maior homenagem era para Rhea, mãe de todos os deuses.

Esta festa acontecia sempre no mês de março com o objetivo de homenagear a figura materna das gregas.

2 – As mães eram homenageadas pelos romanos

Antes também da data institucionalizada no mundo contemporâneo, os romanos faziam suas homenagens às mães por meio de uma grande festividade ocorrida no início de março, conhecida como “Matronália”.

3 – A data foi criada por uma professora

Outra das curiosidades sobre o Dia das Mães tal como é comemorado hoje, trata-se da sua criação.

A professora norte-americana, Anna M. Jarvis (1864-1948), que perdeu sua mãe no ano de 1905 e com isso passou por um intenso processo depressivo, despertou a preocupação de suas melhores amigas que, para amenizar a dor da professora, resolveram fazer uma festa em homenagem à memória da mãe de Anna.

A professora se sentiu tão confortada com a homenagem que decidiu lutar para que esta comemoração fosse estendida para todas as mães (vivas ou mortas).

Para isso, Anna escreveu diversas cartas a religiosos, políticos, comerciantes e empresários com a finalidade de instituir um dia em homenagem às mães.

Com isso, o Dia das Mães tornou-se amplamente comemorado nos Estados Unidos a partir do ano de 1914, quando o Congresso norte-americano aprovou a criação da data, definindo a comemoração para o segundo domingo de maio.

4 – No Brasil, esta comemoração iniciou em 1932

O Dia das Mães foi institucionalizado no Brasil durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1932.

Vale ressaltar que aqui no país a data já era celebrada desde 1918 pela Associação Cristã de Moços.

Seguindo os moldes da comemoração feita nos Estados Unidos, Itália e Japão, não definiu-se uma data específica, mas sim que o Dia das Mães seria comemorado no segundo domingo de Maio.

5 – Em Portugal, a comemoração tem caráter religioso

Pelo fato de Portugal ter suas origens tradicionalmente católicas, o Dia das Mães neste país é comemorado no primeiro domingo de Maio, mês no qual os católicos prestam suas homenagens para Nossa Senhora de Fátima, uma das santas mais conhecidas no país.

6 – A data não era para ser “comercial”

Ao contrário do que almejava a professora responsável pela criação do Dia das Mães, as comemorações desse dia tomaram uma dimensão altamente comercial, perdendo bastante o objetivo principal que seria homenagear as mães de forma mais singela, oferecendo apenas flores e cartões, por exemplo.

Ao ver esta situação, Anna Jarvis passou a lutar para que a institucionalização desta data fosse revogada, o que não surtiu efeito no Congresso dos Estados Unidos, que manteve o Dia das Mães no segundo domingo de Maio e, tal como conhecemos hoje, com ampla comercialização de presentes.

7 – Uma data bastante lucrativa

De acordo com pesquisas realizadas por economistas, os brasileiros investem maiores valores nos presentes das mães do que naqueles comprados para o dia dos pais.

Este fator faz com que o Dia das Mães seja considerado a segunda maior data comemorativa do ano – ficando atrás somente do Natal−, responsável por gerar os melhores resultados para o comércio.

Essas curiosidades sobre o Dia das Mães revelam que, embora a intenção da criação desta data não fosse meramente comercial, o desejo dos filhos ao retribuírem todo amor e carinho recebido por elas também se manifesta em flores, presentes e demais mimos que toda mãe tem direito, sobretudo neste dia tão especial.

Fonte: http://blog.darom.com.br/curiosidades-sobre-o-dia-das-maes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário