quinta-feira, 29 de abril de 2021

Bispo Dom André deixa seu nome marcado em inúmeras comunidades do estado da Bahia, e em especial Inhambupe, Ruy Barbosa e Heliópolis.

Imagem: Popular JM

Por Joaquim Vicente Leite de Oliveira.

"No último domingo, dia 25 de abril de 2021, fui surpreendido com a notícia do falecimento de Dom André de Witte. Falar em Dom André é algo praticamente obrigatório, para nós paroquianos do município de Inhambupe. 

Dom André era um ser humano notável, não só na sua atividade sacerdotal, como também em outras searas às quais desenvolveu excelentes trabalhos. 

No campo social desenvolveu juntamente com seu amigo e parceiro da época, então Pe.Benoni, ações de resultados brilhantes, onde até os dias de hoje famílias colhem os frutos. 

Foi através da sua política social, ajudou a fundar as primeiras associações rurais, desenvolvendo um trabalho na agricultura, cultivando subsistências para familias carentes do nosso município, através da pastoral da terra. Ajudou a fundar a pastoral do menor na cidade de Alagoinhas, tirando os menores abandonados da rua lhe oferecendo moradia, alimentação, saúde e educação. 

Ajudou a fundar o sindicato dos trabalhadores rurais, onde os trabalhadores tiveram os seus direitos trabalhistas reconhecidos, e onde poderam aposentar inúmeros deles. Ajudou a fundar a Escola Família Agrícola, escola essa onde ainda desenvolve um trabalho de qualidade na educação e na agricultura. Entre outras ações, tivermos casas comunitárias, frentes de trabalho, cooperativas e o Centro Paroquial do nosso município. 

Dom André com sua inteligência, sabedoria, humildade, simplicidade e ternura, era também um ativista político de justiça social, na luta em defesa das classes menos favorecidas. Além de inúmeros trabalhos realizados na cultura, educação e saúde. 

Foram quarenta e sete anos de vida sacerdotal dedicados ao povo baiano e brasileiro. Sendo assim reconhecido como cidadão baiano no ano de 2011, em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Dom André deixa seu nome marcado em inúmeras comunidades do estado da Bahia, e em especial Inhambupe, Ruy Barbosa e Heliópolis. 

A vida de Dom André de Witte se resume em luta, perseverança, paz, amor, ternura e justiça social. Descanse em paz grande  guerreiro, pois nada e nem ninguém apagará o seu legado deixado para toda sociedade baiana e brasileira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário