quinta-feira, 1 de outubro de 2020

BENONI - 13333 Candidato a vereador de Inhambupe fala para o blog Edu Castro


 1.    Quem é Benoni Leys?

Nasci na Bélgica, 78 anos atrás, numa família de agricultores familiares, trabalhando com vacas, porcos e galinhas e na roça com a plantação de capim, trigo, batatinhas, beterraba, milho, etc...

Com 18 anos entrei no seminário e estudei 2 anos  filosofia e 4  teologia e me ordenei padre em 1966. Depois estudei ainda 5 anos e me formei de agrônomo.

Em 1974 cheguei no Brasil e comecei a trabalhar na região de Alagoinhas para em 1976 ser nomeado pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo de Inhambupe junto com o atual bispo emérito Dom André. Nós dois éramos também responsáveis pela Pastoral Rural da Diocese de Alagoinhas.

Deste trabalho da Pastoral Rural podemos destacar o seguinte:

- Fundação e acompanhamento de 8 sindicatos de Trabalhadores Rurais, inclusive este de Inhambupe;

- Fundação da Escola Família Agrícola na Fazenda Bebedouro, Inhambupe, formando técnicos agrícolas e atualmente com 90 alunos;

- Fundação da COOPERA, Cooperativa Agropecuária da Região de Alagoinhas, até hoje em pleno vapor;

- Fundação da Cooperativa de Crédito a CREDITE com sede em Inhambupe e postos em Alagoinhas, Rio Real e Irará, atualmente incorporado no SICOOB NORTE SUL.

Fiquei pároco durante 21 anos mas em 1997 me casei com Maria Helena. Por isto deixei o ministério mas continuei o trabalho da Pastoral Rural e o acompanhamento de vários projetos apoiados pelo governo belga através da ong DISOPBRASIL da qual sou o secretário executivo até hoje.

Me filiei ao Partido dos Trabalhadores no ano de 1999 e participei estes anos todos ativamente, seja como membro do diretório ou como presidente, como atualmente. Fui vice-prefeito de Simone Nery na gestão 2005-2008, me tornando prefeito com o falecimento dela. E fui uma segunda vez prefeito na gestão 2013-2016.


2.    Por que ser vereador em Inhambupe?

 Normalmente resume-se a função do vereador nos seguintes pontos:

- Fiscalizar o executivo;

- Propor leis de interesse municipal;

- Analisar melhor e votar projetos de lei enviados pelo prefeito;

- Realizar encontros para discutir temas de interesses popular;

- Representar e reivindicar os anseios populares para o bem comum.

 Esta é a teoria que é bonita se os nobres seguissem estes cinco mandamentos mas na prática muitas vezes é bem diferente:

- os vereadores ligados ao prefeito votam de acordo da vontade do executivo e se faltar voto o prefeito tem de comprar;

- acontece que mesmo se elegendo do lado do prefeito logo se coloca contra e  fica atrapalhando;

- tem vice-prefeito que logo quer chutar o prefeito da cadeira dele para tomar o lugar e vai comprando os vereadores tentando conseguir o impeachment;

 - pode continuar a preencher , se quiser, pois os casos não são poucos...

Isto quer dizer que esta casa com 13 cabeças, representantes legítimos do povo, de um lado tem uma tarefa importantíssima para cumprir mas a realização desta função não é tão fácil e pode até atrapalhar o bem estar do povo.

 

3.    Quais suas propostas e projetos?

 Em primeiro lugar vou então tentar no máximo possível cumprir estes 5 mandamentos.

Vou ser vereador independente qualquer que seja o prefeito eleito pois o PT tomou a decisão de apoiar ninguém. Eu mesmo tenho minhas críticas a todos os três mas isto é pessoal e vou fazer tudo para isto não interferir nas minhas decisões.

 

4.    As minhas considerações finais.

 Na antiga Roma o Senado era um grupo de pessoas idosas escolhidas por sua experiência de vida e a sua maturidade para aconselhar o imperador nas suas decisões. Hoje em dia se corre o perigo de colocar estas pessoas ao lado “aposentando-as” e até considerando-as como peso para a sociedade. Eu porém, com a minha idade e experiência de vida estou disposto a prestar mais este serviço a Inhambupe, Já estou lutando durante 44 anos para um Inhambupe melhor mas quero chegar aos 50, se Deus quiser.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário