sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Nova categoria, validade e mais pontos: Veja o que pode mudar na CNH em 2020

Imagem: https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fblog.superbid.net%2Fcomo-renovar-sua-cnh-passo-passo%2F&psig=AOvVaw3QMxRP5couZS-REEHCb4L8&ust=1578747884313000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCJC2jKmM-eYCFQAAAAAdAAAAABAD

Projetos de Lei visam inúmeras mudanças no Código de Trânsito. Caso aprovado, motoristas terão mais flexibilidade.

As alterações nas leis e no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são temas que vêm sendo discutido há mais de um ano, desde o período de campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. Os assuntos mais discutidos são o aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passaria de cinco para 10 anos, e a nova categoria de carteira apresentada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, criado por Bolsonaro, que visa drásticas e polêmicas alterações legislativas, implica em muita negociação e revisão parlamentar. Até o final de 2019, o projeto da presidência ainda estava em apreciação na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, diversas mudanças entrarão em vigor.
Uma comissão especial foi criada para analisar o tema e alguns trechos foram alterados. O substitutivo do relator, o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), vai ser votado no plenário. Caso seja aprovado, diversas mudanças serão executadas. Confira os principais pontos que serão votados:

O que pode mudar no Código de Trânsito?

Renovação da CNH

O PL de Bolsonaro propõe que o prazo para renovação da CNH seja de acordo com a idade dos respectivos motoristas. Sendo assim:
  • Condutores com menos de 40 anos: renovação a cada dez anos;
  • Condutores com idade entre 40 e 70: renovação a cada cinco anos;
  • Condutores com mais de 70: renovação a cada três.

Transporte de crianças

A proposta inicial de Bolsonaro previa flexibilidade no transporte de crianças. Assim, menores de até 7 anos poderão ser transportados sem a utilização de meios adequados, como a cadeirinha e cinto. A multa de R$ 293,47 permanece, mas sem o acréscimo de 7 pontos na CNH.

Suspensão

A CNH é suspensa quando o motorista acumula 20 pontos no ano. Com o projeto, esse número passará para 40. Motoristas profissionais (categoria C,D e E), que cheguem aos 30 pontos por ano, deverão passar por curso de reciclagem. O direito de dirigir será suspenso nos seguintes casos:
  • Caso o condutor tenha duas ou mais infrações gravíssimas e 20 pontos na carteira;
  • Uma infração gravíssima e 30 pontos na carteira;
  • 40 pontos na carteira sem nenhuma infração gravíssima.

Motoristas profissionais

Com o substitutivo, motoristas nas categorias C,D e E que tenham suspenso o direito de dirigir suspenso ou se envolvam com acidentes graves, serão obrigatórias avaliações psicológicas.

Motociclistas

Atualmente é infração gravíssima o motociclista dirigir sem capacete, viseira ou óculos de proteção. Caso a mudança seja aprovada, a gravidade será considerada média.

Premiação

No substitutivo também foi proposta a criação de um Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Com a proposta, motoristas que não tiveram infrações gravíssimas no período de um ano, participarão de um sorteio anual, com valor correspondente a 1% do montante de multas que foram arrecadadas pelo Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). Lembrando que esses condutores deverão estar cadastrados.

PL de Bolsonaro

Inicialmente, o PL de Bolsonaro previa que o prazo de validade da CNH para pessoas com idade igual ou inferior a 65 anos sairia dos cinco anos para os 10. A aplicação do exame de aptidão física e mental também pode deixar de ser obrigatório. Atualmente, isso é critério para revalidação da carteira.
Outro exame que poderia perder a obrigatoriedade era o toxicológico. Este é feito por motoristas profissionais que exercem atividade remunerada para verificar substâncias no organismo. Por fim, outro ponto importante é quanto à obrigatoriedade de luzes de farol dos veículos acesas em rodovias. Com a proposta, será necessária apenas em rodovias de pista simples. Caso descumprido, não será mais passível de multa.

Nova categoria de CNH

No final de 2019, o Projeto de Lei (PL) nº 4.139/2019, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi avaliado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto pretende criar uma nova ordem de habilitação para motocicletas e motonetas que transitam em vias rurais, exclusivamente.
Segundo a proposta, o condutor deve morar a mais de 50 quilômetros da autoescola mais próxima e o veículo poderá rodar apenas na via rural. Caso aprovado, o projeto irá garantir que os exames para obtenção da carteira sejam realizados por bancas itinerantes ou a distância.
Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2020/01/nova-categoria-validade-e-mais-pontos-veja-o-que-pode-mudar-na-cnh-em-2020/

Nenhum comentário:

Postar um comentário