sexta-feira, 2 de agosto de 2019

MAPA 3D IMPRESSIONANTE MOSTRA QUE NÃO ESTAMOS NO CENTRO DA NOSSA GALÁXIA

Nosso sistema solar está localizado a cerca de 27.000 anos-luz do centro galáctico, dentro de um dos quatro braços espirais do disco. Muito do conhecimento atual sobre a forma e estrutura da Via Láctea é baseado nas distâncias entre o Sol e vários marcos celestes. As medições são geralmente feitas de maneira indireta, mas os astrônomos conseguiram mapear nossa galáxia em uma escala maior do que nunca, segundo novo estudo. Essas recentes descobertas lançam luz sobre a forma distorcida do disco da galáxia. Os pesquisadores procuraram medir diretamente as distâncias entre o sol e uma grande amostra de estrelas. Com qual objetivo? Construir um mapa 3D da Via Láctea. Com isso, é possível perceber que não estamos no centro da nossa galáxia. As distorções no disco ajudam a entender essa questão.
Usando o Optical Gravitational Lensing Experiment, que monitora o brilho de quase 2 bilhões de estrelas, os cientistas mapearam a distância entre o Sol e mais de 2.400 cefeidas (estrelas gigantes) em toda a Via Láctea. "Isso levou seis anos, mas valeu a pena", disse a principal autora do estudo, Dorota Skowron, ao SPACE. Ela é astrofísica da Universidade de Varsóvia, na Polônia.
Essas descobertas ajudaram os astrônomos a construir um mapa em 3D em grande escala da Via Láctea. Este é o primeiro desses mapas, que é baseado em distâncias diretamente medidas. O novo material ajudou a revelar mais detalhes sobre as distorções que os astrônomos haviam detectado anteriormente na forma da Via Láctea.
Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/mapa-3d-impressionante-mostra-que-nao-estamos-no-centro-da-nossa-galaxia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário