domingo, 31 de dezembro de 2017

O primeiro e o último lugares a celebrar o Ano Novo de 2018




2018 chegará primeiro em uma pequena ilha do Oceano Pacífico
A pequena ilha de Kiritimati (ou Christmas Island), na República de Kiribati, será o primeiro lugar povoado do planeta a celebrar a chegada de 2018. Situada em pleno Oceano Pacífico, 3,2 mil quilômetros a leste da capital do arquipélago, Tarawa, Kiritimati tem cerca de 6,5 mil habitantes e fica exatamente onde passa a Linha Internacional da Data (LID), traçado imaginário instituído em 1884 para sinalizar a mudança de dia.


A derradeira festa pela chegada de 2018 ocorrerá nove horas depois do fuso de Brasília, na Samoa Americana, território no Pacífico que pertence aos Estados Unidos.O réveillon na ilha será comemorado 16 horas antes de Brasília. Já entre as metrópoles, o novo ano será inaugurado por Auckland, na Nova Zelândia, uma hora depois de Kiritimati. A cidade costuma celebrar com fogos de artifício na Sky Tower.

Curiosamente, a vizinha Samoa, nação independente situada a apenas 200 quilômetros do território ultramarino norte-americano, celebrará o Ano Novo junto com Kiritimati. Em 2011, o país decidiu "pular" o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos de Austrália e Nova Zelândia, seus maiores parceiros comerciais. Antes da mudança, Samoa estava 21 horas atrás de Sydney. Depois, passou a ficar três horas à frente.
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/12/o-primeiro-e-o-ultimo-lugares-celebrar-o-ano-novo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário