Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

sábado, 14 de maio de 2016

AS 18 CURIOSIDADES MAIS INTERESSANTES SOBRE O PAPA FRANCISCO

Francisco é o primeiro papa nascido no continente americano e o primeiro não europeu em 1 200 anos.
O papa Francisco é o primeiro papa jesuíta da história. Jesuítas são membros de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus, fundada em 1 534 por Inácio de Loyola.
Quando foi eleito papa, Bergoglio pediu aos argentinos que ao invés de viajar para Roma para comemorar a sua escolha, doassem o dinheiro aos pobres.
Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome Francisco para homenagear São Francisco de Assis, o padroeiro da Itália.
São Francisco de Assis – cujo nome verdadeiro era Giovanni di Pietro di Bernardoni – foi um frade italiano que, além de fazer votos de pobreza, dedicava-se a cuidar dos menos favorecidos. No Brasil, São Francisco de Assis é também como protetor dos animais.
O papa Francisco nasceu como Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1 936. Seus pais eram de origem italiana.
Jorge Mario Bergoglio foi criado no bairro de Flores, sede do time de futebol San Lorenzo, do qual sempre foi torcedor. Seu pai jogava basquete no San Lorenzo.
É formado em química pela Universidade de Buenos Aires. Graduou-se também em filosofia.
Além de espanhol, Mario Bergoglio fala italiano e alemão.
Para realizar o trabalho pastoral na Argentina, o papa Francisco fazia suas viagens de ônibus e metrô, abrindo mão de carros oficiais.
Ele abdicou da residência oficial da Arquidiocese de Buenos Aires para dormir numa quarto simples no segundo andar de um prédio anexo à Catedral de Buenos Aires.
Há mais de 60 anos que o Papa Francisco vive com um só pulmão. O outro foi removido por causa de uma infecção (uma cirurgia que jamais ocorreria nos dias atuais), em 1 948.
Mario gosta de preparar a própria comida. Aprendeu a cozinhar com a mãe, quando ainda era criança.
Francisco foi eleito em março de 2 013 por um conclave que durou 27 horas e quatro escrutínios. A missão do conclave era encontrar um substituto para o papa renunciante Bento XVI.
Mario Bergoglio ficou em segundo lugar no conclave de 2 005, que elegeu Bento XVI substituto do então falecido papa João Paulo II.
Francisco praticamente começou o pontificado com o sucessor ainda vivo. Em 2 013, ocorreu algo nunca antes visto na história da igreja católica: o encontro de dois papas (Francisco com o papa emérito Bento XVI).
Mario teve uma namorada antes de descobrir a sua vocação religiosa. Chegou a pedir a mão dela em casamento quando ambos tinham apenas 12 anos de idade.
Mario Bergoglio foi bastante criticado na Argentina por uma suposta conivência com o regime militar que governou o país entre os anos 70 e 80.
Fontes: Wikipédia, O Globo, IBGE, Guia dos Curiosos. 
http://www.maiscuriosidade.com.br/as-18-curiosidades-mais-interessantes-sobre-o-papa-francisco/