domingo, 21 de fevereiro de 2016

Representante do papa inaugura Centro Diocesano em Camaçari

Criada há cinco anos, a Diocese de Camaçari, instância administrativa eclesiástica sob o comando do bispo dom João Carlos Petrini, inaugurou neste sábado, 20, seu Centro Diocesano.
Localizado na Rua da Bomba nº 302 (defronte à linha do trem) e bastante espaçoso, o local dispõe de três prédios: um centro pastoral, um auditório para 200 pessoas e a Cúria Diocesana.
Uma pequena multidão compareceu ao evento, entre muitos membros da Igreja Católica, como o núncio apostólico monsenhor Giovanni D'Aniello (representante do papa no Brasil), o arcebispo primaz dom Murilo Krieger, prefeitos de cidades do entorno como São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, vereadores e cidadãos locais.
Em entrevista coletiva antes da cerimônia de inauguração, dom Petrini destacou a função do centro como uma câmara "eclesiástica de apoio às famílias, onde pessoas em dificuldades podem encontrar aconselhamento, como, por exemplo, que passos pessoas divorciadas podem dar para permanecer integradas à Igreja".
Perguntado se o centro não seria mais uma forma de demarcar território diante do avanço das organizações evangélicas, dom Petrini afirmou que "tenho muito apreço aos evangélicos que se dedicam a anunciar o evangelho de Jesus, por isso não vemos uma disputa. Podemos caminhar juntos, como irmãos".
"O que me preocupa são os jovens que ignoram os princípios da vida civilizada. Que estes encontrem o caminho da vida e mantenham distância daquilo que destrói as famílias", disse.

Transparências
Em Salvador desde sexta-feira, monsenhor Giovanni D'Aniello veio representar o papa Francisco na inauguração, destacando a importância do novo centro: "Este é um centro vital para a Diocese. Vejam quantas janelas e transparências", gesticulou, apontando a arquitetura do local. "Todos podem vir dialogar e buscar a Palavra. Estamos prontos para ouvir e dialogar", afirmou.

Dom Murilo diz que imprensa entendeu mal fala do papa

Arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger compareceu à inauguração do Centro Diocesano de Camaçari com alegria, apesar de ainda sentir no corpo os efeitos da viagem de volta do México, onde integrou a comitiva do papa Francisco em sua viagem ao país do sombrero.
“Este centro é um grande passo e uma grande alegria”, disse. “Para mim, é a mesma alegria que sente o pai e a mãe ao ver o filho mais jovem dar passos importantes rumo à maturidade”, disse.
Para dom Murilo, “é inimaginável o que esta Diocese, com apenas cinco anos, conseguiu realizar. Como este imenso centro, um local de atração de jovens e adultos e irradiação das sementes de fé”, afirmou.

Papa Francisco
Perguntado sobre as recentes declarações do papa Francisco acerca do uso de contraceptivos para prevenir a contaminação por zika, dom Murilo afirmou que “há um erro da imprensa. Ele não falou isso”.
“Ele falou de um ‘mal menor’, não está de forma alguma incentivando o uso (de contraceptivos). Talvez este seja o mal menor. Há uma exploração indevida de um tema que ele não abordou desta forma. O que ficou claro é o seu respeito à vida e às crianças vítimas de microcefalia”, concluiu.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1748579-representante-do-papa-inaugura-centro-diocesano-em-camacari

Nenhum comentário:

Postar um comentário