segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Igreja Católica oferece perdão a mulheres que já fizeram aborto

Se cumprirem certos procedimentos, mulheres em todo o mundo que já abortaram serão perdoadas pela Igreja Católica. A absolvição, também estendida a mulheres mortas, será oferecida no próximo domingo (13). A medida faz parte do Jubileu da Misericórdia, o Ano Santo do catolicismo que vai desta terça (7) até o dia 20 de novembro de 2016. "A absolvição do pecado do aborto é uma prerrogativa dos bispos que, em situações particulares, podem delegar esta função aos padres. 

Todavia, durante o Ano Santo, para facilitar ainda mais o perdão, o papa Francisco concedeu esta faculdade a todos os sacerdotes", contou o padre Geraldo dos Reis Maia, reitor do Colégio Católico Pio Brasileiro, em Roma, à BBC Brasil. Em setembro, o papa Francisco falou sobre as formas em que seria possível conceder o perdão às mulheres. "Conheço bem os condicionamentos que as levaram a tomar esta decisão. Sei que é um drama existencial e moral. Encontrei muitas mulheres que traziam no seu coração a cicatriz causada por esta escolha sofrida e dolorosa", afirmou. 

O Jubileu da Misericórdia começa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, mas, no domingo (13), igrejas e catedrais de todo o mundo deverão abrir suas portas para oferecer o perdão. Para receber a indulgência, além de se confessar e comungar, os católicos deverão realizar uma peregrinação até as igrejas. "A misericórdia pode ser concedida não apenas para a mulher que optou pela interrupção da gravidez, mas para qualquer pessoa que tenha, de qualquer modo, contribuído para a ocorrência do aborto", ressalta o padre Geraldo. Aqueles que, por ventura, estiverem impossibilitados de chegar a uma das "portas santas", também poderão receber a absolvição, basta dirigir o pensamento e a oração a Deus. Outra opção é acompanhar a santa missa e a oração comunitária à distância. Para os que já faleceram, o perdão poderá ser concedido através de orações feitas por parentes ou amigos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/15878-igreja-catolica-oferece-perdao-a-mulheres-que-ja-fizeram-aborto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário