sábado, 12 de setembro de 2015

Comissão identifica autor de atentado na OAB em 1980

A identidade do emissário da carta-bomba que matou a secretária Lyda Monteiro da Silva em atentado no dia 27 de agosto de 1980, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Rio, foi revelada ontem pela Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio), no Rio de Janeiro. Há pouco mais de 35 anos, na gestão do presidente João Figueiredo, uma bomba explodiu na sede da OAB no centro do Rio e chocou o País em meio ao processo de abertura política iniciado no governo Geisel, em 1974. 

O atentado tinha como alvo o então presidente da entidade, Eduardo Seabra Fagundes, mas matou sua secretária, Lyda Monteiro da Silva. Nesta sexta-feira (11), após dois anos de investigação, a CEV-Rio apontou o sargento paraquedista do Exército Magno Cantarino Mota, conhecido pelo codinome de Guarany, como a pessoa que entregou a bomba que matou Lyda, a partir de depoimentos de uma testemunha. "Aqui [em uma foto] ele aparece de corpo inteiro e isso propiciou que a testemunha afirmasse com clareza e certeza que esse era o rapaz com quem ela dialogou naquele dia", disse a jornalista Denise Assis, pesquisadora da CEV-Rio, ao apresentar as imagens por meio das quais a testemunha identificou o agente Guarany. Uma foto mostra o militar ao lado do Puma onde estava o corpo do sargento Guilherme Pereira do Rosário, após a explosão da bomba do Riocentro, em 1981. 

A partir desse dado e de outros depoimentos, a comissão concluiu que a antiga especulação de que o mesmo grupo que planejara o atentado do Riocentro também atacara a OAB se confirmou. "Os fatos estão absolutamente interligados. Os mesmos elementos que estiveram no Riocentro também estiveram aqui em 27 de agosto de 1980. Todo o perfil desses agentes comprova que eram homens treinados para tortura e atentados à bomba", afirmou Wadih Damous, deputado federal e ex-presidente da CEV-Rio, que iniciou as investigações do caso. Outros três testemunhos obtidos apontam que a ordem para o atentado partiu do coronel Freddie Perdigão Pereira, já falecido, e que o explosivo foi montado pelo sargento Rosário, morto no Riocentro. 

As informações foram prestadas pelo ex-delegado Claudio Guerra e pelo militar aposentado Emanuel Pontes. Perdigão trabalhou mo Centro de Informações do Exército (CIE) - núcleo de inteligência ligado ao gabinete do ministro do Exército durante a ditadura. Ele foi apontado pelo Ministério Público Federal como um dos responsáveis pelo atentado no Riocentro e ainda pela prisão do deputado federal cassado Rubens Paiva, assassinado sob tortura no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) em 1971. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/97390-comissao-identifica-autor-de-atentado-na-oab-em-1980.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário