quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Veja fotos de hoje(06-08-2015) no aniversário de Emanipação política em Inhambupe





















































































No dia em que comemora o aniversário de Emancipação Política em Inhambupe, onde teve nesse dia o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Bahia e do nosso município, a cidade teve também serviços de saúde como o caso de Mamografia, e outros serviços, teve a participação de todas as Secretarias da Gestão com o programa Ação Global.
Contou também com a participação do secretário de Saúde da Bahia, Fabio Vilas-Boas, do deputado Federal Josias Gomes, também teve a particpação do Prefeito Benoni, de Rafael  Dias, do Major Jarbas do 4ª Batalhão da região de Alagoinhas e todos os Secretários da Gestão.
Teve também apresentações culturais, o povo esperava o desfile que esse ano não teve.
Muitos questionam essa data, e fica a pergunta no ar.
Como Alagoinhas é mais velha que Inhambupe, pois Inhambupe mandou por um bom tempo em Alagoinhas? 
Veja o texto do Professor Graduado  retirado da página de Ronaldo Leite:
"Segundo Gilson Santana, o 6 de agosto de 1896 que é tido como a data de Emancipação Politica, foi uma mera formalidade política. Como pode Alagoinhas ter 162 anos de emancipação política e Inhambupe 119 anos, se a mesma foi desmembrada de Inhambupe? Indaga Santana.


Leia na íntegra o texto que o professor escreveu no aplicativo de redes sociais, após algumas pesquisas realizadas.



No Brasil  a data  da fundação de um município antes da proclamação da república é o dia da criação da vila. Com a vila o arraial ou a freguesia adquiria a sua autonomia político-administrativa, passando a constituir uma câmara de vereadores, com direito de cobrar impostos, e baixar "posturas" que eram espécies de leis municipais, recebia ainda um "juiz de fora", pelourinho e cadeia pública. Com a proclamação da República as vilas passam a ser cidades. Ganhar título de cidade, neste tempo, era mais honorífico e pouco acrescentava em termos de organização política e administrativa.



Professor Gilson Santana

O município de Entre Rios foi elevada a categoria de cidade em 30 de março de 1938 pela lei estadual Nº 10724, mas comemora sua emancipação em 03 de abril de 1872 data em que foi elevado a categoria de vila. Já Alagoinhas foi elevada a categoria de cidade em 07 de junho de 1880 pela lei Provincial Nº 1957, mas comemora sua emancipação em 02 de julho de 1853 data em que foi elevado a categoria de vila. Feira de Santana comemorava sua emancipação em 16 de julho de 1873 ( data que foi elevada a categoria de cidade) ,até o Monsenhor Renato Galvão contestar a data alegando que em 13 de novembro de 1832 o governo imperial autorizou, por decreto , a criação da vila  em 18 de setembro de 1833 e que a partir desta data a mesma se tornou independente, já que dispunha de comarca, cadeia publica e câmara de vereadores, em 2000 a data de emancipação foi alterada.



De acordo com o IBGE, e do livro "Evolução Territorial e Administrativa do Estado da Bahia: Um breve Histórico" publicação de 2001 da SEI, o município de Inhambupe foi elevado à categoria de Vila em 1727 quando Vasco Fernandes Cezar pela Resolução de 24 de abril elevou a ´povoação a categoria de vila e instalada por carta régia em 26 de junho de 1801".


Nenhum comentário:

Postar um comentário