domingo, 29 de junho de 2014

De virada, com gols no fim, Holanda vence e elimina o México


De virada, com gols no fim, Holanda vence e elimina o México
 
Foto: Getty Images
México começa melhor e cria
 
Os mexicanos começaram dando as coordenadas na Arena Castelão. Aos 4, mesmo de longe, Layun arriscou de fora e mandou por cima do gol. A pequena superioridade latina continuou nos minutos seguintes. Aos 8, após nova troca de passes, o ala esquerda teve outra oportunidade. Mas, como na primeira, falhou na pontaria. Chutou rasteiro, buscando o canto direito, mas pela linha de fundo.

Com menos de dez minutos, ainda sem levar perigo ao goleiro Ochoa, a seleção da Holanda perdeu o volante De Jong. Com problemas clínicos, o jogador pediu para sair e foi substituído pelo zagueiro Indi, que retornava aos gramado após ser internado na segunda rodada, ao sofrer uma pancada na cabeça no jogo contra Austrália.

Aos 13, de novo com Layun, o México assustou. O camisa 7 avançou pela esquerda e cruzou para área. A bola passou pela frente do gol, sem que ninguém completasse o lance, e morreu na linha de fundo. A pressão era grande. Aos 17, Giovanni dos Santos recebeu o lançamento na área e ajeitou para trás, onde estava Peralta. Pressionado, o centroavante também abdicou da finalização e passou a bola para Herrera. O volante, com alguns adversários na frente, finalizou e o arremate passou muito próximo do poste direito. O goleiro Cillessen, sem reação, apenas observou a conclusão da jogada que, para felicidade dele, foi tiro de meta para Holanda.
 

Cillenssem salva Holanda duas vezes
Espectador em um lance, fundamental no outro. Aos 23, de fora da área, o experiente Salcido bateu forte e Cillessen espalmou para escanteio. O bom início mexicano, marcando forte, explorando o lado esquerdo, impediu os holandeses de jogar até os primeiros 25 minutos. Não é à toa que o primeiro lance perigoso aconteceu aos 26.

De Vrij, na famosa ligação direta, lançou Van Persie na grade área. O atacante de perna direita, que não é a boa, pegou mal demais na bola e isolou. Aos 41, o goleiro holandês evitou o pior mais uma vez. Peralta, de calcanhar, tocou para Guardado que deixou Giovanni dos Santos cara do gol. O atacante entrou na área, bateu forte e Cillessen espalmou.

Lance polêmico
Aos 45, o capitão Rafa Marquez errou na hora de dominar a bola, escorregou e entregou o ouro ao bandido. Robben avançou, entrou na área e, com a chegada de dois adversários, caiu pedindo pênalti. Apesar do toque dos mexicanos, o árbitro Pedro Proença considerou a jogada normal e mandou seguir.

México sai na frente
O México criou chances, esbarrou no goleiro Cilllessen e também na falta pontaria nos primeiros 45 minutos. Na segunda etapa, entretanto, os mexicanos precisam apenas de 180 segundos para abrir o placar. Giovanni dos Santos dominou na frente da grande área e chutou forte, de perna esquerda, no canto. Cillessen pulou, mas não alcançou a bola: México 1 a 0.
 
 A Holanda não se encontrava em campo e a marcação era frágil. Aos 10, de novo da entrada da área, os mexicanos quase chegaram ao segundo gol. Peralta bateu forte e o goleiro Cillessen segurou. Do outro lado, na sua primeira defesa na partida, o goleiro Ocho foi brilhante. 

Holanda acorda
Aos 12, após escanteio, o zagueiro De Vrij apareceu dentro da pequena área e finalizou. No susto, o goleiro desviou a bola e ainda contou com um toque na trave antes da bola sair de perto da meta. O jogo começou a ganhar um ar de emoção. Aos 13, Robben fez jogada individual e rolou para Sneijder. Da entrada da área, o meia finalizou e a bola pegou na defesa mexicana. Ochoa, parada, apenas acompanhou a bola passar muito próxima ao gol e parar do lado de fora.

Com o placar de 1 a 0 para o México, os dois treinadores mudaram peças e posicionamentos. Vencendo, o técnico Miguel Herrera tirou de campo o autor do gol Giovanni dos Santos e colocou o meia Aquino. Ideia? Isolar Peralta no ataque e compactar ainda mais o meio de campo. Do outro lado, Van Gaal colocou o jovem Memphis, destaque nos últimos dois jogos, e tirou o lateral Verhaeg. Holanda mais ofensiva contra o México mais fechado.

Aos 27, de novo pelo lado direito, Robben assustou. Disparou com muita velocidade, passou por dois e entrou na área. De direita, a perna que não a sua preferida, ele bateu cruzado e viu Ochoa brilhar mais uma vez. Mesmo muito recuado, a seleção do México chegou com perigo aos 34 minutos. Salcido descolou espaço na frente da área, mas o arremate passou muito longe do gol de Cillessen. O drama tomou conta da Arena Castelão. Aos 39, após cruzamento, Robben desviou no primeiro pau e Huntelaar, no meio da pequena área, finalizou em cima do 'milagroso' goleiro Ochoa. Apesar do susto, o árbitro Pedro Proença havia marcado impedimento no ataque holandês.

Holanda vira e classifica
De tanto insistir a Holanda chegou ao empate. Aos 42, após cobrança de escanteio, De Vrij ajeitou de cabeça para trás e encontrou Sneijder, sem marcação. O camisa 10 encheu o pé direito, de primeira, e estufou a rede mexicana: Holanda 1 x1  México.

Aos 47, após o árbitro dar seis minutos de acréscimos, a Holanda virou o jogo. Robben em jogada invididual, passou por Rafa Marquez e foi derrubado na área. Na cobrança, Huntelaar bateu no canto e sacramentou a vitória holandesa.
 
FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo - Oitavas de final
Holanda x México
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 29/06/2014
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Auxiliares: Bertino Miranda e Tiago Trigo (ambos de Portugal)
Gols: Giovanni dos Santos (México) / Sneijder e Huntelaar (Holanda)
Cartões amarelos: Aguillar, Rafa Marquez e Guardado (México)
 
Holanda: Cillessen; De Vrij, Blind e Vlaar; Verhaegh (Memphis), Wijnaldum, De Jong (Indi), Kuyt e Sneijder; Robben e Van Persie (Huntelaar). Técnico: Van Gaal.
 
México: Ochoa, Rodriguez, Rafa Marquez e Moreno (Reyes); Aguillar, Herrera, Salcido, Guardado e Layun; Giovanni dos Santos (Aquino) e Peralta (Javier Hernandez). Técnico: Miguel Herrera.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32626-de-virada-com-gols-no-fim-holanda-vence-e-elimina-o-mexico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário