sábado, 19 de abril de 2014

Portuguesa pode ser punida por ter abandonado o campo contra Joinville


Uma liminar, que determina a volta do time paulista à primeira divisão, foi levada ao delegado do jogo pelo filho do presidente da Portuguesa.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva confirmou, neste sábado (19), que a Portuguesa pode ser punida por ter abandonado o campo na partida de desta sexta-feira (18) contra o Joinville, pela Série B do Brasileirão.
Neste sábado os jogadores da Portuguesa preferiram o silêncio. Nesta sexta-feira (19), eles estavam no meio de uma confusão. Dezessete minutos do primeiro tempo da partida entre Joinville e Portuguesa, pela Série B do Brasileiro. Uma liminar, que determina a volta do time paulista à primeira divisão, foi levada ao delegado do jogo pelo filho do presidente da Portuguesa, Marcos Lico.
Os jogadores deixaram o campo e não voltaram mais. O delegado mandou que eles retornassem, o que não aconteceu. O problema: uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, publicado dia 14 de abril, diz que todas as ações contra a CBF devem ser encaminhadas à vara cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A liminar que paralisou o jogo desta sexta foi concedida por uma juíza de São Paulo.
Baseado nisso, e em uma decisão judicial que autorizou o início dos campeonatos das Séries A e B, a CBF já entrou na justiça para cassar a liminar e prever punições à Lusa.
“Uma delas é óbvia: a perda dos pontos. A segunda vai ser uma multa cuja dosagem vai ficar a cargo, a critério do Superior Tribunal de Justiça Desportivo. Pode chegar até à exclusão do campeonato”, afirma o advogado da CBF Carlos Miguel Aidar.
O procurador do STJD também falou neste sábado sobre o caso.
“Não há nenhuma circunstância que dê algum suporte jurídico ao que pretende a Portuguesa disputar a Série A. Ela tem, por decisões desse momento, que disputar a Série B e não tem nenhuma outra alternativa”, defende o procurador-geral do STJD Paulo Schimitt.
Neste sábado, pela manhã, a portuguesa se defendeu. Disse que não teme nenhum tipo de punição por parte da CBF porque está amparada em uma decisão da justiça. E foi além: enquanto essa liminar não for cassada, não joga mais pela Série B do Brasileiro.
“O meu entendimento de que a Portuguesa vai continuar na Série A, vai ter a sua liminar novamente reestabelecida e essa liminar não vai ser cassada”, afirma o advogado da Portuguesa José Luis Ferreira de Almeida.
E mais capítulo de uma briga jurídica que começou no ano passado. Na última rodada do Brasileiro, a Portuguesa escalou o meia Everton de maneira irregular na partida contra o Grêmio. Na justiça desportiva, o clube perdeu quatro pontos e foi rebaixado para a segunda divisão. De lá para cá, um grande jogo jurídico de liminares. Até agora, a CBF ganhou todas.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/04/portuguesa-pode-ser-punida-por-ter-abandonado-o-campo-contra-joinville.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário