domingo, 9 de março de 2014

Manchas de óleo seguem como única pista sobre avião

Duas manchas de óleo descobertas neste sábado pela Força Aérea vietnamita são por ora a única pista sobre o paradeiro de um avião transportando 239 pessoas que desapareceu do radar sem enviar qualquer pedido de socorro. Uma frota internacional de aviões e navios realizou buscas em águas entre a Malásia e o Vietnã em busca de outras pistas sobre o destino do Boeing 777 da Malaysian Airlines, que desapareceu no trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. 

As manchas de óleo avistadas ao largo da ponta sul do Vietnã tinham entre 10 quilômetros e 15 quilômetros de comprimento, afirmou o governo vietnamita em comunicado. Não havia confirmação imediata de que estavam relacionadas ao voo MH370, mas o governo disse que elas eram consistentes com o tipo de mancha que seria produzida por dois tanques de combustível de uma aeronave. Depois que o óleo foi descoberto, as autoridades suspenderam a busca pelo ar por causa do anoitecer. 

O CEO da Malaysia Airlines, Ahmad Jauhari Yahya, afirmou que não havia indicações de que os pilotos enviaram um sinal de socorro. Isso pode significar que qualquer problema que atingiu o avião aconteceu tão rápido que a tripulação não teve tempo para emitir mesmo um alerta rápido. Perguntado se havia suspeita de terrorismo, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que as autoridades "estavam olhando para todas as possibilidades, mas é muito cedo para fazer quaisquer comentários conclusivos". 

 Os temores de terrorismo se intensificaram depois que as chancelarias da Itália e da Áustria disseram que os nomes de dois cidadãos listados na lista de passageiros do voo eram os mesmos de dois cidadãos que relataram passaportes roubados na Tailândia. O Ministério das Relações Exteriores da Itália disse que um homem italiano que foi listado como passageiro, Luigi Maraldi, viajava pela Tailândia e não estava a bordo do avião. Segundo o órgão, Maraldi relatou o roubo do passaporte em agosto. 

O Ministério das Relações Exteriores da Áustria confirmou que um nome listado na lista de passageiros era o mesmo de uma pessoa que teve um passaporte austríaco roubado há dois anos na Tailândia. O órgão disse que o austríaco não estava no voo, mas não confirmou identidade da pessoa. O piloto do voo MH370, Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, tem mais de 18 mil horas de voo e voava para a companhia desde 1981. Informações da Associated Press e Dow Jones. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/28069-manchas-de-oleo-seguem-como-unica-pista-sobre-aviao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário