terça-feira, 21 de janeiro de 2014

7 espécies de animais incríveis descobertas em 2013

7 espécies de animais incríveis descobertas em 2013
 Saiba um pouco mais sobre alguns bichos que foram identificados no decorrer do ano

Como você pode ver aqui no Mega Curioso, o ano de 2013 foi palco de inúmeros avanços na Ciência. Mas, além daqueles relacionados com a medicina, genética, geologia, astrofísica etc., no decorrer do ano, a biologia também ganhou bastante destaque, especialmente com a descoberta de diversas novas espécies de animais ao redor do planeta. Portanto, confira a seguir sete bichinhos que foram identificados cientificamente este ano:

1 – Olinguito

Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian.com
O bichinho acima foi considerado como a descoberta animal mais famosa do ano, e foi a primeira espécie de mamífero carnívoro a ser identificada nas Américas desde 1978. Seu nome científico é Bassaricyon neblina, mas os cientistas resolveram inventar um apelido meio estranho para a criatura, que ficou conhecida como “Olinguito”.

 

2 – Pretinha

Fonte da imagem: Reprodução/Scientific American
Outra descoberta interessante feita aqui pelas nossas bandas foi a da anta Tapirus kabomani que, na verdade, já era uma velha conhecida das comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, mas que nunca havia sido descrita cientificamente.

 

 

 

3 – Crustáceo alienígena

Fonte da imagem: Reprodução/live science
Embora pareça um mostro saído de um filme de ficção científica, o crustáceo acima — batizado de Liropus minusculus — foi descoberto na costa da Califórnia e não ultrapassa os 3,3 milímetros de comprimento. De qualquer forma, apesar de não assustar ninguém na vida real, o bichinho da foto pode provocar pesadelos.


4 – Perereca de chocolate

Fonte da imagem: Reprodução/National Post
Na verdade, a perereca cor de chocolate acima — Hypsiboas sp. — é apenas uma entre as quase 60 novas espécies que uma equipe de pesquisadores pode ter identificado no Suriname. Entre os outros bichinhos potencialmente inéditos, os cientistas descobriram 11 peixes, seis sapos, uma cobra e o besouro cor de rubi que você viu na imagem que abre esta matéria.

 

5 – Tubarão “que anda”

Fonte da imagem: Reprodução/Conservation International
Não se preocupe! O tubarão “que anda” descoberto na Indonésia — Hemiscyllium halmahera — não vai sair perambulando por aí como o personagem de desenhos animados Tutubarão (lembra dele?), nem vai ficar em pé e desfilar pelo fundo do mar. Mas o peixe tem uma forma inusitada de se locomover, usando as nadadeiras como se fossem patinhas.

6 – Verme cuspidor de cola

Fonte da imagem: Reprodução/International Business Times
Descoberto no Vietnã em 2010, este curioso verme só foi receber uma descrição formal no ano passado. Com cerca de 6,5 centímetros de comprimento, seu nome científico é Eoperipatus totoros, e uma característica interessante é que, para capturar e saborear suas presas, esse bichinho expele uma substância grudenta por meio de estruturas especiais presentes em seu corpo.

7 – Escorpião turco

Fonte da imagem: Reprodução/International Business Times
Vai dizer que a criatura da foto não é assustadora? No entanto, este pequeno escorpião — Euscorpius lycius — descoberto na Turquia é, felizmente, inofensivo para os humanos. Aliás, o veneno que ele injeta através de sua ferroada tem o mesmo efeito de uma picada de pernilongo.

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/animais/40641-7-especies-de-animais-incriveis-descobertas-em-2013.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário