segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Uganda aprova prisão perpétua de homossexuais

Kampala - O Parlamento de Uganda aprovou uma lei para punir os homossexuais com a prisão perpétua.

O projeto de lei foi duramente criticado quando começou a tramitar pela primeira vez, em 2009. Na ocasião, os legisladores ugandenses pretendiam punir os homossexuais com a morte.

Na versão aprovada, a lei prevê a prisão perpétua como pena máxima para o ‘crime’ tipificado como ‘homossexualidade agravada’. A lei segue agora para a sanção do presidente de Uganda, Yoweri Museveni.
Maria Burnett, pesquisadora da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch na África, declarou ‘ainda espantada’ com a lei, apesar de algumas emendas. “Hoje é um dia trágico para os direitos humanos em Uganda”, disse Frank Mugisha, ativista gay ugandense. Ele pediu ao presidente Museveni que vete a lei.

A homossexualidade é ilegal em Uganda desde o período colonial, quando foi aprovada uma lei que criminalizava atos sexuais “contra as ordens da natureza”. Segundo o autor do projeto, porém, uma lei mais rigorosa se fez necessária para conter os “homossexuais do Ocidente”, que segundo ele vão a Uganda “recrutar as crianças”.

Fonte: http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=240770

Nenhum comentário:

Postar um comentário