quinta-feira, 5 de setembro de 2013

1ª Audiência Pública Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Inhambupe



























Um momento histórico em Inhambupe na tarde dessa quarta-feira (04), no Centro de Convenções, onde aconteceu 1ª Audiência Pública Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Inhambupe com apoio do Vereador Uelson, essa Audiência teve a participação do Prefeito Benoni, Deputado Bira Coroa que é Presidente da Comissão de Igualdade, Vereador Uelson de Inhambupe, Lilia Rosa representando o Secretário Elias Sampaio, Jaime Guilherme representando o superintendente do INCRA na Bahia Luís Fernandes, Lindinalva coordenadora do Coletivo de Entidades Negras e Táta Ricardo Delegado da Secretaria de Promoção e Reparação da Igualdade Racial.
Lembramos que a Audiência foi voltada para discutir Políticas Públicas de Promoção e Igualdade Racial em Inhambupe, no qual foi o tema Central.
Logo no início conheci o Táta Ricardo que é mestre em História da Cultura da África. Graças a sua atuação, Camaçari foi o 1º município da Bahia a instalar uma escola pública numa área  de terreiro de candomblé e ele ganhou o direito na Justiça de incorporar o 'Táta' ao seu nome de batismo. Táta  é uma palavra de origem Bantu (Kibundo) e quer dizer pai, líder masculino, homem que lidera, além de ser a abreviatura de Tata Kwa Nkisse, cargo religioso que ocupa.
A Audiência foi muito importante para o povo de Inhambupe, um momento único onde foi discutido a igualdade racial no nosso município, e a iniciativa do vereador Uelson fez com que todos percebessem que o povo ainda sofre o racismo disfarçado e muitas vezes direto, e ainda continua sendo discriminado na sociedade, principalmente o homem e a mulher negra.
Inhambupe já é um município de quase 40 mil habitante e não poderia ficar sem discutir essa questão.
Parabéns a todos que participaram e apoiaram essa iniciativa e esperamos que tenha outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário