segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dia 19 de agosto: Dia mundial da fotografia

Hoje é o Dia mundial do Fotógrafo.
Eu amo fotografar, por isso não poderia deixar de postar algo sobre esse dia.





















Em 1860 surgiram os primeiros estúdios fotográficos. Na época, para tirar uma foto, a pessoa deveria ficar imóvel cerca de dois minutos e precisava até ser presa a um dispositivo, para não tremer. O fotógrafo era ainda um verdadeiro artesão no processamento químico e nos retoques indispensáveis.

Não tardaram a aparecer também os fotógrafos ambulantes que, como pioneiros, correram o mundo divulgando a nova arte, transportando complicados laboratórios e equipamentos em carroças.

Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou outra novidade; a fotografia colorida. Treze anos mais tarde, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar e o filme passou a ser embalado em rolos.

Com máquinas menores e mais fáceis de usar, hoje a fotografia é objeto comum de todos. 

Com o surgimento da fotografia digital, qualquer cidadão com uma câmera embutida no celular tem a possibilidade de desempenhar o papel antes reservado aos fotojornalistas. O problema central dessa disputa passa por antigos dilemas da fotografia, que ganharam força com a facilidade da préedição e manipulação da imagem. Caso as previsões se concretizem, os fotojornalistas que sobreviverem aos cortes nas redações assumirão um papel diferenciado nos meios de comunicação, executando apenas matérias especiais e convivendo com registros do cotidiano executados por fotógrafos amadores.



"Fotografar exige, amor, sensibilidade, domínio, personalidade, sensibilidade e ousadia para procurar o novo. A preguiça, inveja ou interesse em fazer pelo dinheiro é um fracasso. A fotografia perfeita traduz sentimento, desejo e um mundo que nem sempre está para ser visto por todos. Nem sempre o bom fotógrafo é reconhecido, uns os tem por chato, outros por estrela e outros por inveja procuram defeitos inexistentes na imagem, a fotografia é uma arte, uma pintura que registra fatos, histórias que não voltam, e um dia serão vistas por pessoas que não vão ter a oportunidade de nos conhecer." 
Texto entre aspas de W. Macedo(studio W. Macedo).


Fica aqui minha homenagem a cada profissional da área, e a cada pessoa que gosta de fotografar, seja com uma Câmera simples ou profissional, o importante é registrar os momentos importantes em nossas vidas, e os tornar inesquecíveis. 
 
Fonte: http://blogdotidi.blogspot.com.br/2011/08/dia-19-de-agosto-dia-mundial-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário