Rio de Janeiro - O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial 
da Juventude (JMJ) estima o custo total da organização do evento deverá 
alcançar R$ 350 milhões. De acordo com o COL, cerca de 70% desse custo 
serão viabilizados por meio de contribuições dos peregrinos, que variam 
do valor mínimo de R$ 106 ao máximo de R$ 600. O comitê esclareceu ainda
 que parte do custo vem de doações espontâneas, patrocínios e parcerias,
 além do licenciamento de produtos que geram divisas para o evento.
Em nota, os organizadores destacam que “a Jornada Mundial da 
Juventude Rio 2013 é um evento único, de grandes proporções, e se 
diferencia pelo aspecto humano, já que busca promover reflexões que 
visam à construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Serão gerados
 mais de 20 mil empregos diretos com a realização do evento e estima-se 
um impacto econômico de mais de meio bilhão de reais. Para sua 
realização são necessárias inúmeras parcerias. As fontes de 
financiamento da JMJ vão desde patrocínios privados a doações de pessoas
 físicas”.
Cerca de R$ 20 milhões foram arrecadados entre patrocínios e eventos 
promovidos pela JMJ, incluindo a Feijoada JMJ, rifas, venda de produtos.
 Segundo informou o COL, na Espanha, que foi o último país a receber a 
Jornada Mundial da Juventude, em 2011, o impacto econômico foi em torno 
de R$ 920 milhões. O evento gerou 8 mil empregos, sendo 3 mil somente na
 capital.
O COL acredita que além do aspecto financeiro, a JMJ trará reflexos 
positivos para o Rio de Janeiro e o Brasil em termos de imagem, o que 
beneficiará, sobretudo, o turismo.
Em relação aos investimentos efetuados pelo governo federal para o 
evento, a informação oficial é que os números só serão divulgados após o
 fechamento da jornada. A assessoria de imprensa da Secretaria-Geral da 
Presidência da República disse que a maior parte dos recursos está sendo
 aplicada em segurança, além dos gastos inerentes à recepção do papa 
como chefe de Estado.
A prefeitura do Rio disse estar trabalhando no planejamento da JMJ há
 um ano. Sua missão é garantir comunicação, mobilidade, logística, saúde
 e o bom funcionamento da cidade durante a permanência do papa 
Francisco. Para garantir o êxito do evento, a administração do município
 prevê aplicação de cerca de R$ 26 milhões, “através de serviços, 
logística e planejamento, que incluem desde a urbanização das vias de 
acesso ao Campus Fidei, limpeza e dragagem do Rio Piraquê, construção de
 passarelas para os peregrinos, entre outras ações”.
Em nota, o governo fluminense disse ter assumido o compromisso de 
custear o transporte dos peregrinos e voluntários nos sistemas de trens 
(Supervia) e metrô, além dos bolsões de recepção de ônibus com 
peregrinos que vêm de fora da região metropolitana para direcionamento 
ao seu destino final, conforme for fixado pela prefeitura. O governo 
estadual comprometeu-se também a custear o evento com o papa Francisco 
no Palácio Guanabara e o evento de despedida do papa na Base Aérea do 
Galeão.
“Os custos de transporte serão definidos a partir do número de 
usuários. Os custos dos bolsões e dos eventos ainda estão sendo orçados.
 O investimento total do estado está dentro do previsto inicialmente, 
cujo limite são R$ 26 milhões", diz a nota.
Edição: Fernando Fraga
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Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-19/custo-total-da-jornada-pode-chegar-r-350-milhoes-estima-comite-organizador 
 

 
 
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