terça-feira, 5 de março de 2013

Hugo Chávez morre de câncer e termina uma era na Venezuela

Por Mario Naranjo e Marianna Parraga
CARACAS, 5 Mar (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira em Caracas, após uma batalha de quase dois anos contra o câncer, um desfecho que emociona o país e abre as portas para eleições que testarão a sobrevivência de sua revolução.
A morte do líder socialista de 58 anos, que governou o país por 14 anos, aconteceu apenas duas semanas depois de ter voltado a Caracas após uma longa internação em Cuba, onde foi operado quatro vezes.
Chávez teve diagnosticado um tumor na região pélvica em 2011, o que marcou o início de um processo que deixou o país na expectativa.
O anúncio que encerrou uma era na Venezuela coube ao vice-presidente Nicolás Maduro, escolhido por Chávez como seu herdeiro político, pouco depois de uma reunião entre a cúpula política e militar.
"Recebemos a informação mais dura e trágica que podemos transmitir. Às 4h25 da tarde de hoje, 5 de março, morreu o presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, com a voz embargada e lágrimas nos olhos, no Hospital Militar de Caracas.
"Os que morrem pela vida, não podem ser chamados de mortos e a partir deste momento proibi chorar por ele", disse Maduro antes de terminar sua declaração.
Após o anúncio, no leste de Caracas, reduto da oposição, foi possível ouvir carros buzinando, que contrastaram com a imagem da praça Bolívar, onde um grupo de pessoas comovidas pela notícia cantava o hino nacional.
O trânsito na normalmente caótica capital entrou em colapso de imediato e havia problemas para se comunicar por telefone. 

Fonte: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE92408L20130306

Nenhum comentário:

Postar um comentário