terça-feira, 19 de março de 2013

Entrevista com Jhunner Luz do EXD de Inhambupe


1-  Como surgiu Jhunner Luz?
Bom esse nome na verdade foi criado por umas pessoas que admiro muito. Walter Leal e Maria Leal, Antes do nome apresentava em grupos teatrais com o nome Junior Oliveira. Logo depois apareceu o tão esperado Jhunner Luz;


2- O que é cultura pra você?

- É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores
espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc) estando em permanente processo de mudança.


3- Como você formou o Grupo EXD?

Na verdade eu tinha um grupo chamado CORPO CÊNICO EXPLOSION, Mas infelizmente sem apoio financeiro acabou no ano de 2011, Mas foi em 2012 que resolvi formar um outro grupo só que desta vez mais avançado. Eu estava vindo da Praça da Matriz da cidade quando encontrei quatro garotos (Wesley- Parmalat, Edvaldo- Pikathu, Leonardo- Leo Black, Ednei- Ney Flash,) Na esquina da Escola Estadual John Kennedy, eles estavam dançando uma música eletrônica. Como sou timido e não conhecia nenhum dos garotos, aproximei perto deles e fiz uma pergunta:
- Vocês gostam de dançar?
Eles responderam:
- Sim, muito!
Foi ai que eu disse:
Estou formando um grupo de perfomace, um grupo diferente. Que faça a diferença na cidade, vocês topam participar?
Eles ficaram calados e pensativos eu logo pensei que iria receber um não, mas graças a Deus foi positivo, recebi um sim!
Perguntaram pelo nome do grupo eu respondi que já tinha um nome E.X.D a sigla EXPLOSION DANCE o nome do grupo!
Todos os quatros meninos sorriram e perguntaram se haveria reunião, eu disse que sim que haveria reunião do grupo, que eles convidassem meninas e meninos.
Fiz a primeira reunião do grupo e apareceram muitos para participar, fiquei alegre em vê a força de vontade de todos aqueles jovens!
A primeira reunião foi um sucesso, Parecia que foi feito seleção para dançarinos só que não eles já sabiam muito bem, que queriam muito dançar.
Começamos a ensaiar na frente da minha casa, para a primeira apresentação que foi realizada no dia 15 de Julho de 2012 no Restaurante O Costelão, vi que estavam todos envergonhados mais ao mesmo tempo alegres em aprender a coreografia e alegres por que iriam apresentar. Atuaram e foi exatamente um sucesso! Foi exatamente 15 de Julho de 2012 que nasceu a EXPLOSION DANCE.


4- De onde são os componentes do Grupo EXD?

Eu tenho um orgulho em dizer que os componentes do E.X.D são do (Novo Inhambupe, Urbis, Amarela, Fazenda Cambucá, Mandacaru, Rua do Fórum, Praça Jota Maia, Centro da Cidade.)
São talentos que estavam escondidos, jovens e adolescentes que enxergaram o verdadeiro modo de saber viver a vida, atuando, procurando mostrar aos Inhambupenses que eles tem talento e que só precisavam de um incentivo para mudar completamente de vida! São esses jovens carentes que faz acontecer o E.X.D.


5-Quais seus principais trabalhos?

Meus principais trabalhos artísticos é a Dança Moderna, e o Teatro na dança. Procuro sempre mostrar aos componentes do E.X.D, a diferença como: (Pantomimas, dublagens musicais, atuações ao vivo, produções de coreografias com performaces, atuações com covers de artistas famosos.) Mim preocupo sempre em cada detalhe, em presença de palco, na atuação de cada componente. Estou mesmo pra preparar cada um deles!
Amo ensinar isso é minha vida, ao mesmo tempo atuar também! Sinto que a cada dia vou passando o que eu sei e o que aprendo a eles, e eles respondem com muita seriedade e compromisso com o grupo! As artes cênicas tem diversidades e isso eu uso em meus trabalhos artísticos.


6 - E o Grupo já se apresentou em outros cidades?

Já sim, apresentamos duas vezes na Cidade de Alagoinhas em Outubro de 2012. E nesse ano de 2013 ja tem apresentações agendadas para cidades vizinhas. Convites estão aparecendo!



7-Como você define a cultura inhambupense?

Existem sim diversidades culturais na cidade, Existe a "Cultura popular" e a "Cultura Moderna" Só que é esquecida, apagada, desvalorizada. O que é preciso realmente é a valorização para que a cultura em geral volte com tudo.
Nós artistas Inhambupenses somos muitos persistentes e ao mesmo tempo insistentes, Pois um não que levamos é um sim para não desistir!
Existe sim a (Capoeira, Bumba meu boi, Samba de roda.)
Como existe também, (Grupo de dança, Quadrilhas juninas, Músicos, Grupo de teatro.)
Só que estão esquecidos e precisando já de um RESGATE CULTURAL! Essa são as palavras para volta da Cultura Inhambupense. "RESGATE CULTURAL!".


8- Considerações finais:

É preciso já movimentar a cultura , movimentar as diversidades culturais e as autoridades locais sabem disso que é no interior das grandes metrópoles que existe talentos escondidos. Então vamos respeitar as diferentes culturas, e fazer acontecer o resgate cultural do nosso municipio e a valorização de cada artista dessa maravilhosa cidade, Inhambupe Bahia.

Muito obrigado Eduardo Castro pela entrevista, continue sempre assim fortalecendo e divulgando Inhambupe na Internet para todo o Brasil.
Deixo aqui meu blog artístico para que quem quiser conhecer meus trabalhos artísticos.
www.jhunnerluz.blogspot.com/
E-mail: jhunnerluz@hotmail.com, Facebook: Jhunner Luz
Muito obrigado e VIVA A CULTURA MODERNA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário