sábado, 23 de março de 2013

Em momento histórico, papa Francisco encontra-se com Bento 16

Novo papa vai até Castel Gandolfo, onde vive temporariamente seu antecessor, para reunir-se com o agora papa emérito. Teor da conversa, no entanto, não é divulgado.
O papa Francisco encontrou-se neste sábado (23/03) com o agora papa emérito Bento 16 em Castel Gandolfo, a 30 quilômetros do Vaticano. A reunião é histórica – esta é a primeira vez em 600 anos que um papa reúne-se com seu antecessor.
Francisco chegou de helicóptero em Castel Gandolfo por volta de meio dia. Antes de almoçarem, os dois papas tiveram um encontro privado de aproximadamente 45 minutos. Com as palavras "nós somos irmãos", o papa recusou o lugar de honra oferecido por Bento 16. Eles se sentaram lado a lado na capela do local e rezaram juntos.
 
Ajoelhados lado a lado, Francisco e Bento 16 protagonizaram cena histórica para a Igreja Católica
Francisco também levou um presente que surpreendeu o papa emérito – uma imagem de Nossa Senhora da Humildade. Segundo o  Vaticano, o presente seria uma referência aos "muitos exemplos de humildade" demonstrados por Bento 16 durante seu pontificado. Ambos estavam vestidos de branco, mas somente Francisco usava a capa e a faixa branca na cintura, que distingue o papa em exercício.
O Vaticano não divulgou informações sobre a conversa entre os dois. No entanto, é provável que eles tenham falado sobre os atuais problemas da Igreja Católica, como a reforma da Cúria Romana e os escândalos do Vatileaks.
Desde o dia 28 de fevereiro Bento 16 está morando em Castel Gandolfo, onde deve ficar até que sejam concluídas as reformas no mosteiro Mater Ecclesiae, dentro do Vaticano.
CN/dpa/rtr/afp
Revisão: Mariana Santos

Fonte: http://www.dw.de/em-momento-hist%C3%B3rico-papa-francisco-encontra-se-com-bento-16/a-16695334

Nenhum comentário:

Postar um comentário