terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vigilantes privados entram em greve e paralisam bancos de Inhambupe

Os bancos do Brasil, Bradesco e Credite(foto) de Inhambupe também paralisaram o atendimento, veja a matéria abaixo do portal Ibahia.

Vigilantes privados entram em greve e paralisam bancos

 

O motivo é não cumprimento da lei que obriga as empresas de vigilância efetuarem o pagamento do adicional de periculosidade de 30%

 Os vigilantes e seguranças privados do estado da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (26). De acordo com informações do Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes-Ba), o motivo para a paralisação é a falta de pagamento de algumas empresas de vigilância do adicional de periculosidade de 30%.

Em dezembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.740/2012, que estende o adicional de 30% de periculosidade aos vigilantes e seguranças privados, devido ao risco de roubos ou outras espécies de violência física.

Segundo o Sindivigilantes-Ba, algumas empresas já se manifestaram em relação a paralisação, oferecendo o pagamento na primeira semana do mês de março, caso suspendam a greve. Entre elas estão a Vipac, MAP, MF, MJR, Prosegur, Escolta VIP e a Java.

Em prostesto, os trabalhadores invadiram alguns bancos e realizaram uma passeata na avenida Sete de Setembro rumo ao bairro Comércio, dois locais com grande concentração de agências bancárias.

A decisão da greve foi tomada depois de uma rodada de negociação, sem sucesso, entre as empresas e os trabalhadores nesta segunda-feira (25). A paralisação que reúne cerca de 35 mil vigilantes em todo o estado, atinge estabelecimentos como hospitais, escolas, shoppings, bancos, entre outros.
BancosCom isso, um dos setores mais afetados com a paralisação são as agências bancárias. De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, os bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB) suspenderam o atendimento em todas as agências. Já a maioria das agências privadas estão funcionando mesmo sem vigilância.

Segundo o sindicato, várias denúncias foram registradas por funcionários dos bancos, que estão trabalhando mesmo sem segurança. Já em Feira de Santana, segundo o site Acorda Cidade, mesmo com a greve, agências do Bradesco estão funcionando normalmente, o que levou a presidente do sindicato dos Bancários da cidade registrar uma denúncia junto a Polícia Federal.

Em Juazeiro, a paralisação foi adotada por 100% das unidades bancárias do município. De acordo com o Blog do Geraldo José, viaturas da Polícia Militar estão acompanhando os protestos que acontecem na Praça Barão do Rio Branco.

Com base na lei federal de nº 7.102/83, é necessária a presença de, no mínimo, dois vigilantes em cada agência, para que haja regularidade no funcionamento. Caso o atendimento seja retomado, mesmo com a greve dos vigilantes, qualquer ocorrência será de responsabilidade do banco. 

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/vigilantes-privados-entram-em-greve-e-paralisam-bancos/?cHash=c7bb9182a7df26036ac719292fa2454f

Nenhum comentário:

Postar um comentário