domingo, 3 de fevereiro de 2013

'A web é uma plataforma para tudo', diz diretor da Fundação Mozilla

Imagem: hqwall.net
Mark Surman, Diretor Executivo da Fundação Mozilla – empresa responsável pelo navegador Firefox – foi um dos últimos magistrados a aparecer no palco principal da Campus Party 2013 nessa última sexta-feira (01/02). O executivo comentou – com certa superficialidade – sobre os próximos updates que a empresa poderá lançar.
 Mark Suman, diretor executivo da Fundação Mozilla (Foto: TechTudo/André Fogaça)

“Basicamente, o que você pode esperar é que, eu não sei se isto está pronto no canal Aurora, mas as próximas atualizações poderão conter uma integração maior com redes sociais”, disse Surman. “Integraremos, ao menos o Facebook, de forma mais significativa com o browser. Entregaremos novos recursos e novas ferramentas para os usuários e desenvolvedores, tirando o foco apenas em velocidade de navegação”, completou.
Sobre o Firefox OS, Mark disse que não há limitações: "Teremos mais recursos do que mostramos por aqui. Mais SKUs (aparelhos) que lançaremos no ano que vem”. Os projetos iniciais estão em aparelhos de US$ 100, os feature phones, por uma questão mercadológica. Porém, não há nenhum tipo de imposição para smartphones mais potentes e de alto custo para o usuário e, segundo palavras do próprio executivo, “a web é uma plataforma para tudo”, ou seja, qualquer aparelho, de qualquer valor, poderá rodar o novo OS. 
Por fim, perguntamos sobre a origem do pequeno panda vermelho – sim, o símbolo do Firefox não é uma raposa, mas sim um panda vermelho da China. Mark Surman explicou que como o projeto teve início com uma plataforma do Netscape e do antigo browser Mozilla, o mascote era uma fênix. Um animal mitológico que aparece das cinzas após morto.
A primeira versão do Firefox realmente foi chamada de Fênix, com a segunda recebendo o nome de “Fire Bird”, com a consequente evolução para o pequeno panda chinês. Como um extra, o executivo disse “nunca diga nunca” (uma alusão com a música de Justin Bieber), sobre a abertura de uma filial da loja que vende pelúcias e outros acessórios, no Brasil.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/web-e-uma-plataforma-para-tudo-diz-diretor-da-fundacao-mozilla.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário