quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sarney deixa depois de amanhã a presidência do Senado (pela 4ª vez) e, com 57 anos de vida pública, é o mais longevo político da história da República. Veja algo de sua trajetória em fotos

Sarney presidindo sessão no Senado (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

Sua longa carreira política, de 57 anos ininterruptos, não tem paralelo em 113 anos de história da República em matéria de longevidade: no decorrer dela, o senador José Sarney (PMDB-AP), que deixa a Presidência do Senado depois de amanhã, 1º de fevereiro, operou sob 13 presidentes da República e 4 constituições, assistiu (e apoiou) dois golpes de Estado, testemunhou dois fechamentos do Congresso e viu revezarem-se no posto 11 presidentes americanos, 30 presidentes e duas juntas militares no nosso principal vizinho, a Argentina, e, no Vaticano, 6 papas.
Prestes a completar 83 anos de idade, em abril, pode-se dizer de Sarney que, ao longo desses 57 anos, passou poucos, pouquíssimos, na oposição: alguma oposição a JK — quando começou o primeiro de seus quatro mandatos como deputado federal, a partir de 1955 e até 1961 –, e oposição moderada a Jango, entre 1962 e 1964 (Sarney pertencia à “Bossa Nova” da então UDN, um setor supostamente mais “progressista” do partido liberal-conservador gerado no pós-ditadura de Getúlio Vargas).
No mais, navegou nas águas governamentais seja como governador do Maranhão (1966-1970), seja em seus seis mandatos de senador, o primeiro deles, pela Arena, partido do regime militar, entre 1971 e 1979. E, claro, foi ele próprio o poder quando, por um acaso da história, tornou-se presidente da República (1985-1990).
Como se recorda, no crucial ano de 1984, em que se decidiria a sucessão do presidente João Figueiredo (1979-1985), o quinto do ciclo da ditadura militar, Sarney presidia o PDS, partido sucessor da Arena, quando se juntou ao grupo dissidente que não aceitava a candidatura ao Planalto de Paulo Maluf — turma que incluía o vice-presidente Aureliano Chaves e outras figuras de proa como o ex-governador de Pernambuco Marco Maciel e o ex-governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães, entre outros. O grupo, a Frente Liberal, juntou-se ao PMDB para formarem a Aliança Democrática que levou à vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, tendo o próprio Sarney como vice.
A morte de Tancredo sem tomar posse, a 21 de abril de 1985, levou-o em caráter definitivo à Presidência da República, que assumira interinamente a 15 de março.
Nas fotos abaixo, uma rápida viagem pela longa trajetória de Sarney na política.
Sarney 1959 (Foto: Agência O Globo)
Sarney em 1959: deputado federal pela UDN do Maranhão (Foto: Agência O Globo)
-
Sarney candidato a governador 1965
Sarney em 1965: candidato a governador do Maranhão (Foto: arquivo)
-
Sarney tomando posse em 1966 (Fotograma do filme Maranhão 66, de Glauber Rocha)
Sarney em 1966: tomando posse no dia 31 de janeiro (Fotograma do filme "Maranhão 66", de Glauber Rocha)
-
Sarney governador em 1967
Sarney em 1967: governador em atividade
-
Sarney com Juscelino
Sarney com Juscelino (1956-1961), em foto sem data: oposicionista, mas não muito
-
Sarney com Prisco, Marchezan, Portella e Passarinho
Sarney na Arena, o partido do regime militar: com os deputados Prisco Viana (BA) e Nelson Marchezan (RS), e os senadores Petrônio Portella (PI) e Jarbas Passarinho (PA)
-
Sarney com fotos de Geisel e Figueiredo por detrás
Sarney, com o testemunho de Prisco Viana, do governador biônico de São Paulo, Abreu Sodré, e o professor Claudio Lembo, fala sob a sombra de Geisel e Figueiredo
-
Sarney na campanha de Tancredo Neves, em 1984 (Foto: Agência Estado)
Sarney em 1984: na campanha de Tancredo Neves à Presidência, dividindo o palanque com o candidato (à dir.) e com o deputado Ulysses Guimarães (à esq.). À direita de Tancredo, Osmar Santos, o "locutor das diretas" (Foto: Agência Estado)
-
Sarney com Tancredo, candidatos
Sarney com Tancredo, em 1985: abraço da vitória
-
Sarney anunciando Plano Cruzado 1986
Sarney presidente da República: anunciando Plano Cruzado, em 26 de fevereiro de 1986

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/sarney-deixa-depois-de-amanha-a-presidencia-do-senado-pela-4a-vez-e-com-57-anos-de-vida-publica-e-o-mais-longevo-politico-da-historia-da-republica-veja-algo-de-sua-trajetoria-em-fotos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário