quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Facebook lança busca social

"Graph Search" ajuda a encontrar informações específicas dentro do conteúdo compartilhado no site

O Facebook agora quer colocar os dados de seus mais de um bilhão de usuários e mais de 240 bilhões de fotos a serviço das pesquisas. Hoje, a rede de Mark Zuckerberg anunciou um serviço de busca social, chamado de "Graph Search", que ajuda a encontrar informações específicas dentro do conteúdo compartilhado no site.
A busca social, que está apenas em inglês e em versão beta, cruza informações fornecidas pelos usuários, como opções "curtir", fotos e check-ins, para fornecer respostas de uma pesquisa baseada em perguntas. Se você colocar "amigos que moram em Brasília e gostam de Legião Urbana", por exemplo, o Facebook mostrará todos os seus amigos que estejam conectados a essas duas informações. O vídeo abaixo (em inglês) explica de forma prática:
A busca será dividida em quatro vertentes: pessoas, fotos, locais e interesses. Estes quatro dados podem ser misturados em cada pergunta (como, por exemplo, em termos como "amigos que moram em minha cidade", ou "fotos de amigos que estiveram na Torre de TV", ou até mesmo "filmes curtidos por pessoas que curtem os mesmos filmes que eu curto).
Logo de cara, a rede de Mark Zuckerberg tenta se diferenciar da gigante das buscas, o Google, e ao mesmo tempo valorizar seu extenso banco de dados. "A busca da web é formulada para usar um grupo de palavras-chave e fornece os melhores resultados possíveis correspondentes. Com a busca social, você combina frases simples para ver o grupo de pessoas, locais, fotos ou outro conteúdo que tenha sido compartilhado no Facebook. Acreditamos que esses dois tipos de pesquisa tenham usos muito diferentes", diz o comunicado enviado à imprensa. 

Fonte: Correio Braziliense
http://correiodopovo-al.com.br/index.php/noticia/2013/01/16/facebook-lanca-busca-social

Nenhum comentário:

Postar um comentário