segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ministro italiano da Defesa afirma que naufrágio foi "enorme erro humano"

Em entrevista, ministro garante que causas do acidente serão descobertas em dois dias

O ministro italiano da Defesa, Giampaolo Di Paola, declarou hoje, em entrevista à emissora de TV Rai Tre, que o naufrágio do navio Costa Concordia foi "um enorme erro humano que teve consequências dramáticas, infelizmente".
"Navios daquela dimensão não podem passar perto de uma costa onde se sabe ser rasa", afirmou, acrescentando que espera que o número de mortes não aumente.
- Estão em curso inspeções na parte emersa, pode haver outros passageiros presos.
Por sua vez, o procurador-chefe de Grosseto, Francesco Verusio, reiterou que "a caixa-preta vai nos dizer sobre as manobras que foram feitas pelo navio antes do acidente e imediatamente após" e o resultado de sua análise deve ficar pronto em "par de dias".
- Estamos avaliando as eventuais responsabilidades de outras pessoas que poderiam ser responsáveis por essas manobras tão arriscadas. Esperamos um relatório da Capitania dos Portos de Livorno que, nestas circunstâncias, é preciso, pontual e muito eficiente.
Comandante do navio é preso
O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, e um dos oficiais, Ciro Ambrosio, foram presos neste sábado (14). De acordo com os jornais italianos Corriere della Sera e La Republica, a prisão foi confirmada pelo promotor-chefe Francesco di Grosseto Verus, que interrogou o comandante por várias horas. 
As acusações podem ser homicídio múltiplo e abandono do navio afundando enquanto ainda havia passageiros a serem resgatados.
Mortos no naufrágio chegam a cinco
Neste domingo (15), mergulhadores que buscam passageiros do transatlântico Costa Concordia desaparecidos encontraram ao menos dois corpos, elevando para cinco o total de mortos no acidente. Na madrugada de sábado (14), o navio, com mais de 4.000 pessoas, encalhou e virou na região da ilha italiana de Giglio.

Mais cedo, três pessoas foram encontradas com vida. Um casal de sul-coreanos ficou quase 24 horas dentro da embarcação e foi encontrado em uma das cabines. De acordo com a imprensa italiana, eles estão bem. Os dois estavam no cruzeiro comemorando a lua de mel.
Entre os mortos há dois franceses e um peruano. Os feridos no acidente somam 50.
Brasileiros

A empresa Costa Cruzeiros anunciou a nacionalidade e o número exato de passageiros a bordo do Costa Concordia. Ao todo, havia 3.216, sendo a maioria de italianos (989), alemães (569), franceses (462), espanhois (177), croatas e americanos (respectivamente 129 e 127) e 56 de outras nacionalidades. A estes devem ser adicionados os 1.013 membros da tripulação. As informações são do jornal Corriere della Sera.

O consulado do Brasil em Roma informou que 53 brasileiros estavam no navio. Segundo o consulado, a empresa Costa Cruzeiros, dona da embarcação, disse que 47 dos brasileiros eram passageiros e os outros seis, tripulantes. Até o momento, não há informações de brasileiros entre os mortos, feridos e desaparecidos.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/ministro-italiano-da-defesa-afirma-que-naufragio-foi-enorme-erro-humano-20120115.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário