sábado, 14 de janeiro de 2012

50 novas indústrias vão gerar 27,7 mil empregos na Bahia


 As 50 principais investimentos industriais em implantação no Estado devem gerar 27.758 oportunidades de emprego na capital e no interior até 2015, de acordo com os protocolos de intenção já assinados com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM).

Segundo projeções do órgão, no total, existem 288 empresas em implantação na Bahia, além de outras 44 em ampliação. O número de empregos pode chegar a 44.412, sendo 37% (16.507) na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 63% (27.905) no interior.

As maiores oportunidades estão na indústria naval (8.050 vagas), automotiva (4.850) e petróleo e biocombustíveis (3.350). Segundo o presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Manoel Carnaúba, os salários iniciam em R$ 4 mil para nível superior e R$ 2 mil para técnicos. “Quase todas as vagas devem ser absorvidas por mão de obra do próprio Estado.

Devemos olhar para cada cadeia produtiva e formar pessoas. A indústria naval está sendo retomada em Maragojipe e vai absorver pessoal do Recôncavo”, explica o titular da SICM, James Correia.
Os novos postos de trabalho vão demandar profissionais de todos os níveis de escolaridade.

“Podemos destacar os profissionais de nível técnico como também engenheiros e tecnólogos nas áreas de mecânica, elétrica, automação e controle, de produção e outras correlatas”, explica o superintendente de desenvolvimento industrial da Fieb, João Marcelo Alves, ressaltando que os profissionais devem estar bem formados para atender às inovações tecnológicas.  Foi exatamente por ter experiência em plantas de alta tecnologia que o engenheiro de produção Jurandir Correia, 42, foi contratado como supervisor de produção da fábrica Norsa/CocaCola, no CIA, há um ano.

Com a experiência de 26 anos na siderurgia, ele foi um dos demitidos da antiga empresa, em 2009, por conta da crise econômica, e chegou a ficar 14 meses desempregado. “Coloquei meu currículo num site de recrutamento e eles me selecionaram para ficar à frente de uma nova planta de produção de latas para refrigerante com alta tecnologia”, comemora.
 
Segundo dados registrados na SICM, a Norsa deve gerar 443 vagas nos próximos anos por conta da ampliação de produção nas fábricas de Vitória da Conquista e Simões Filho. “Em 2012, serão 309 vagas na Bahia. Os cargos mais demandados são administrativos e operacionais.

Cerca de 2% são para pessoas com nível superior”, calcula o diretor de recursos humanos da Norsa, Joaquim Rocha, ressaltando que ainda este mês será lançado o programa de trainees, que irá selecionar oito pessoas para o Brasil, sendo três na Bahia.
 
Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=103223


portal.process.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário