sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcos Valério é preso por grilagem de terra na Bahia


A Justiça da Bahia ordenou a prisão do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de operar o esquema do mensalão, e mais três pessoas. Eles estariam envolvidos em grilagem de terra no Estado.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, Valério foi preso em Belo Horizonte junto com três ex-sócios das agências de publicidade envolvidas no esquema do mensalão. São eles: Margareth Freitas e Francisco Castilho (ex-sócios na DNA e SMPB) e Ramon Hollerbach (ex-SMPB).

De acordo com o promotor da Bahia Carlos André Milton Pereira, a investigação apura crimes que envolvem títulos falsos de terras e grilagem. Ele afirma que a operação quer acabar com uma indústria de fornecimento desses títulos. De posse deles os usuários do esquema os davam como garantia em dívidas.

Durante a investigação do mensalão, descobriu-se que Valério utilizou esse esquema e adquiriu títulos falsos em cartórios do sul da Bahia. Eles eram a garantia para cobrir dívidas que as agências de publicidade DNA e SMPB tinham com o INSS.

Pereira afirma ainda que cartórios e funcionários públicos estão sendo investigados nessa operação, que conta com cerca de 20 mandados de prisão pela Polícia Civil na Bahia, em Minas Gerais e São Paulo.

Após a prisão, eles foram apresentados à imprensa da capital mineira e, em seguida foram para o IML (Instituto Médico Legal) para fazer exame de corpo delito. Depois, seguem para a Bahia com a equipe de policiais que foi até o Estado prendê-los.

DEFESA

O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, disse que as prisões são irregulares, mas que ele "não teve tempo hábil" de impedi-las. Segundo ele, os fatos, que teriam ocorrido entre 2003 e 2004, já teriam prescrito. Por esse motivo ele classifica as prisões como arbitrárias.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1015448-marcos-valerio-e-preso-por-grilagem-de-terra-na-bahia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário