quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia de Nossa Senhora da Conceição a Padroeira de Inhambupe


Inhambupe foi agraciado com a visita Pastoral do Revmº Sr. Arcebispo Geral da Bahia, Dom Augusto Álvaro da Silva, no dia 8 de dezembro de 1942. Para os católicos foi um ato de fé e reconhecimento que muito lisonjeou aos inhambupenses.
Na oportunidade, na presença do Sr. Juiz de Direito, Sr. Arcebispo baixou um decreto oficial reconhecendo " A SENHORA DA CONCEIÇÃO" como a Padroeira da Matriz de Inhambupe, ficando o Divino Espírito Santo como o Titular da Paróquia.
Daí então, os louvores à Padroeira, foram iniciados com toda a pompa e com muito brilho, sempre no dia "8 de dezembro", data que se tomou como tradicional para a grande festa religiosa da cidade, que converge uma grande multidão durante a semana, atraindo fiéis da zona rural, filhos da terra que residem fora e toda a cidade participa da festa em homenagem a Padroeira com muita fé e devoção.
Os festejos iniciam-se com as missas semanais à noite, com corais convidados das comunidades circunvizinhas, cada noite mais animada e mais freqüentada, culminando com missas concelebradas durante a manhã do dia 08, muita pompa, confissões, batizados, procissão, leilão, queima de fogos de artifícios, muita fé, muita alegria e muitos louvores a Maria.
É uma festa literalmente abrangente, toda população religiosa comparece aos festejos e para os trabalhos de conservação e preservação de nosso patrimônio centenário - nossa Matriz.
Todos participam e ajudam como podem para o brilhantismo da festa da Padroeira para que a cada ano melhore, não só nos trabalhos como também na fé, exaltando com mais vigor a Virgem Maria Nossa Senhora da Conceição, a Mãe de Nosso Salvador, numa demonstração de amor a Casa de Oração e a sua 'terra natal, com o objetivo de evangelizar e levar a palavra de Deus a grandes multidões.
O dia 8 de dezembro feriado municipal, - decretado pelo Poder Executivo, a fim de que todos os fiéis possam participar da festa e dos louvores a Virgem Santíssima Nossa Senhora da Conceição, oportunidade para renovar e revitalizar a fé, através da palavra - "a força transformadora".
Os inhambupenses orgulham-se de sua Padroeira, dos festejos, da beleza da festa e do número de visitantes que a cidade recebe.
Visto que, com isso nossa cidade fica mais conhecida e nossa Paróquia mais divulgada.

Fonte: Lvro "História da Paroquia do Dívino Espírito Santo" de Estela Mares, 1ª edição 2007.
Fonte da imagem: http://davidgouveiablogshow.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário