terça-feira, 29 de novembro de 2011

Android é principal alvo móvel de malwares e nº de spams cai


O sistema operacional Android, do Google, é o principal alvo de malwares desenvolvidos para dispositivos móveis, de acordo com relatório divulgados nesta terça-feira pela empresa de segurança McAfee. Segundo o relatório, o números de ameaças para Android cresceu 37% no terceiro trimestre deste ano, elevando a estimativa da McAfee de 70 milhões para 75 milhões de ameças em 2011, mas o número de spams atingiu o número mais baixo desde 2007.

De acordo com a empresa de segurança, uma das formas mais populares de ataque ao Android é o envio de cavalos de Troia por SMS, golpe que coleta informações pessoais e rouba dinheiro dos usuários. Outro novo método para roubo de informações de usuários é o malware que registra conversas telefônicas e as encaminha ao atacante.

Durante o terceiro trimestre, a ameaça mais comum foram a oferta de antivírus falso, execução automática e cavalos de Troia que roubam senhas. Os ataques voltados aos computadores Mac, que tiveram aumento acentuado no segundo trimestre, continuam a crescer. Embora o aumento no terceiro trimestre não tenha sido significativo, a McAfee alerta que à medida que a popularidade de determinadas plataformas cresce, tanto entre consumidores quanto empresas, os criadores de malwares utilizam mais esses sistemas para atacar as vítimas.

Spam e hacktivismo
Mesmo que o nível de spam no trimestre tenha atingido o número mais baixo desde 2007, a McAfee alerta no estudo que o spearphishing, ou spam direcionado, teve seu maior crescimento. O ataque, segundo a empresa de segurança, é altamente sofisticado, com nível de ameaça elevado.

Durante o terceiro trimestre, os ataques hacktivistas foram lançados principalmente pelo grupo Anonymous. Um claro diferencial é que os objetivos não foram tão transparentes quanto em períodos anteriores. O relatório destaca a atividade hacktivista do trimestre, com pelo menos dez ataques de destaque feito pelo grupo, com ameaças contra a Arizona Fraternal Order of Police (Ordem Fraternal da Polícia do Arizona), a Booz Allen Hamilton, o Bay Area Rapid Transit (Sistema Público de Transporte Rápido da Baía de São Francisco), a polícia australiana e o banco Goldman Sachs.
Site da imagem

euligo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário