sábado, 27 de novembro de 2010

João Durval recebe representante baiano no Parlamento Jovem


O Senador João Durval (PDT-BA) recebeu nesta quinta-feira (24), em seu gabinete, o vice-presidente nacional do Parlamento Jovem Brasileiro, o também baiano Tiago Rocha. Ele estava acompanhado de seu antecessor, o paulista Fabrício Paz. Na conversa Tiago e Fabrício trocaram informações a respeito do Parlamento Jovem com o senador baiano e falaram sobre a experiência de passar uma semana em Brasília participando da vida dos parlamentares e do processo decisório do Congresso nacional.
O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.
O tema sugerido para a VII edição do programa é "O jovem e o mercado de trabalho" e as atividades estão sendo realizadas no período de 22 a 26/11/2010 na Câmara dos Deputados em Brasília.
Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas :Agricultura e Meio Ambiente;
Saúde e Segurança Pública;
Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
O estudante de Inhambupe Thiago Rocha(esquerda) ao lado do senador João Durval

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar matriculados e freqüentando regularmente o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação - CONSED encaminha os projetos à Câmara dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa escolhe os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Fonte:http://www.senado.gov.br/senadores/senador/joaodurval/detalha_noticias.asp?data=25/11/2010&codigo=88257

Um comentário:

  1. Este vai ser o futuro do nosso município, só é necessário um apoio dos atuais gestores e do povo em geral.

    ResponderExcluir