sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SAMU chega em Inhambupe


A microrregião de Alagoinhas teve o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) ampliado. Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio de uma parceria com o governo federal, entregou 13 ambulâncias para o SAMU da região. Além de Alagoinhas, que já contava com o serviço, os veículos foram equipados e destinados para Aramari, Aporá, Araçás, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itapicurú, Olindina, Rio Real e Sátiro Dias.

É uma assistência pré-hospitalar, faz o primeiro atendimento e leva para o hospital para receber o atendimento completo. O paciente chega com o quadro estabilizado e, muitas vezes faz a diferença na resposta imediata que precisa ser dada em situações de emergência, disse o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Alagoinhas também recebeu uma ambulância, de menor porte, para a atenção básica à saúde.

Kelly Amado é sócia de uma empresa de eventos em Alagoinhas e, com frequência, pega a estrada para visitar clientes nas cidades circunvizinhas. O serviço nos traz tranquilidade porque diminui, em caso de acidentes, as chances de sequelas e morte das pessoas. Para que os atendimentos do SAMU sejam realizados de forma adequada, todos os profissionais foram treinados pela Sesab.

O prefeito de Olindina, João Ribeiro, ressalta que, sozinho, o município não teria capacidade de adquirir a ambulância, tampouco capacitar os profissionais de saúde para o serviço. Todos os municípios do Brasil precisam desse tipo de atendimento. Mesmo que more na zona rural, basta que a pessoa acione o 192 para receber o atendimento, argumenta.

O secretário Solla revelou que a Sesab está se articulando com a empresa de telefonia que atende a região para que, nos próximos meses, todas as ligações para o número gratuito 192 sejam direcionadas para a central de Alagoinhas, responsável pela gestão do sistema na microrregião.

O SAMU pode e deve ser acionado em situações diversas como ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/traumas, afogamentos, choques elétricos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

Na quarta-feira (29), Solla esteve em Jequié para entregar ambulâncias às cidades de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Jequié, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês. Nesta sexta-feira (1º), os municípios de Santa Maria da Vitória, Saubara e Santo Amaro também receberão ambulâncias.

Com essa parceria entre governo federal, governo estadual e prefeituras, vamos chegar a dois terços da população da Bahia assistida por esse serviço, completa Solla.

2 comentários:

  1. QUE PREFEITO ESSE EM? COMO É BOM SER O PAI DA CRIANÇA EM? SÓ QUE O PAI DA CRIANÇA O POVO CONHECE!! E JÁ COMEÇOU A DAR A RESPOSTA!!!
    CUIDADO PORQUE A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Senhor perfeito porque o sr não coloca computadores no Hospital para o atendimento ser melhor... Porfavor constroi uma Escola Ténica para os nossos jovem air sim agente não precisar sair da nossa guerida cidade, tambem ver se consegue leva alguma empresa pra ir... O povo não quer só festas tabem quere trabalhar air tem que ter qualificação............

    ResponderExcluir