quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Quando a sonda chegou, todos queriam abraçar o martelo", diz líder dos mineiros


Luis Urzúa, líder do grupo de 33 mineiros resgatados no Chile, revelou na quarta-feira (13), após sair da mina San José, que "quando chegou a primeira sonda (ao refúgio) todos queriam abraçar o martelo".

"Eram seis da manhã quando a primeira sonda chegou e tínhamos estabelecido um protocolo para isto, mas todos se esqueceram e queriam abraçar o martelo", disse Urzúa em conversa com o presidente chileno, Sebastián Piñera, e com o chefe da operação de resgate, André Sougarret.

A primeira sonda, que encontrou os mineiros após 17 dias de incerteza, "recebeu vários bilhetes: "mandem comida", "temos fome" - revelou o chefe de turno e líder dos mineiros.

"Foram muitos papéis e Deus fez chegar os que deveriam chegar".

Uma das mensagens, que confirmou ao mundo que os 33 mineiros estavam vivos, foi escrita por José Ojeda e resumia perfeitamente a situação: "Estamos bem, os 33 no abrigo".

Urzúa revelou que após o acidente, ocorrido no dia 5 de agosto, foram necessárias cerca de três horas para se avaliar a situação, devido a poeira levantada.

Houve várias tentativas de sair, e "muita gente fez o que não deveria, mas por sorte soubemos manter a calma e, graças a Deus, não ocorreu nenhum acidente".

Sua principal preocupação, então, foi o destino de outros mineiros que abandonavam a mina após seu turno de trabalho.

"Rezamos porque tínhamos 3 ou 4 pessoas saindo, e não sabíamos se tinham conseguido ou não". "Ouvíamos como as máquinas perfuravam. Nos primeiros cinco dias estávamos certos de que vinham pela mina, mas sabíamos que era difícil. Sabia como a coisa estava" séria, revelou Urzúa. O incrível é que "estávamos todos contentes". "As vezes desanimava, mas tinha força suficiente para conversar com os trabalhadores, dizer o que acontecia".

Urzúa lembrou que nos primeiros dias "tínhamos muito pouca comida". "No final (antes da sonda chegar) estávamos comendo a cada 48 horas, para deixar algum para mais adiante".

"Mas tínhamos fé, esperança de que algum dia seríamos resgatados. E agradecemos a Deus".

"Acredito que é uma bonita história... Deus faz as coisas por algum objetivo. Muitos podem dizer que isto foi uma parafernália, mas não, estávamos onde deveríamos estar".

Piñera revelou a Urzúa a preocupação do Chile, porque "perfurávamos mas não sabíamos se estavam vivos ou mortos".

Após a notícia de que estavam vivos, "houve lágrimas em todos os lares do Chile de alegria e emoção. Jamais vamos esquecer isto", concluiu Piñera.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/10/14/quando-a-sonda-chegou-todos-queriam-abracar-o-martelo-diz-lider-dos-mineiros.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário