sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão começa hoje à meia-noite para os moradores do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste

A partir da zero hora de amanhã (virada de sábado para domingo) começa o horário brasileiro de verão 2010. Hoje, quando o relógio apontar meia-noite, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora.

Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais.

Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada.

Participam do ajuste do horário moradores de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O horário de verão deve gerar uma economia de pelo menos R$ 80 milhões para o país, sem contar os recursos que deixarão de ser investidos na capacidade de geração de energia. No período, a redução da demanda evitará investimentos em termos de capacidade de cerca de R$ 2 bilhões, segundo informações do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp.

O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2011. Segundo Hermes Chipp, no período, o horário de maior consumo de energia passará das 18h às 21h para das 19h às 22h.

Com mais uma hora de luz natural, a expectativa é que a demanda por eletricidade caia entre 4,6% e 5% nos horários de pico. "Com maior luminosidade, o cidadão aproveita melhor o dia", completou Chipp.

Fuso
Com as mudanças trazidas pelo ajuste no relógio, o Brasil continental passará a ter três fusos horários. O primeiro é compreendido pelas unidades da federação do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), mais Goiás e Distrito Federal.

Com uma hora a menos, aparecem o Nordeste (Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão), além do Tocantins, Pará, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com duas horas a menos em relação à Brasília, estão Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.

Eleição

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de verão não deve influenciar na divulgação dos resultados do segundo turno das eleições.

Apenas os institutos de pesquisa, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, deverão aguardar o início da apuração em cada Estado – de acordo com o fuso local – para começar a divulgar pesquisas de boca de urna.

Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, quando o horário de verão foi adiado para depois do pleito, a medida começará a vigorar este ano na data prevista - hoje à meia-noite - porque as urnas eletrônicas já estão programadas para fazer a adaptação automaticamente.

* Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário